A Câmara do Rio aprovou, na tarde desta quinta-feira (16), projeto para combater a cobrança irregular, por flanelinhas, de estacionamento em vias públicas. O texto institui a fiscalização digital da cobrança, como já existe em cidades como São Paulo e Búzios, na Região dos Lagos.
Segundo os autores, a iniciativa acabará com a atuação de “falsos flanelinhas”, o constrangimento do cidadão e a cobrança de preços abusivos, que podem chegar, de acordo com Marcelo Diniz (PSD), idealizador do projeto, a R$ 80.
Parlamentar cita danos aos veículos, praticados por flanelinhas
“Danificam o seu carro, rabiscando, riscando o carro, furando e esvaziando o pneu”, afirmou Diniz. Talita Galhardo (PSDB) disse existir uma “máfia dos flanelinhas” nas ruas do Rio.
“Hoje, parar o carro no Rio é uma loteria. A pessoa nunca sabe quanto vai pagar, nem se o carro vai estar inteiro quando voltar”, afirma Rafael Satiê (PL). Ele diz que, com o novo sistema, o preço será tabelado e “o motorista paga exatamente pelo tempo que usar a vaga.”
Para Pedro Duarte (Novo), é importante acabar com o que chamou de ” sensação de proprietário do espaço” por parte dos flanelinhas.
“O ideal é nós termos o máximo possível do processo no digital, no on-line; e poderíamos até ter aqueles carros que passam já com câmeras mapeando, fiscalizando. Mas, se for o caso de termos realmente fiscais humanos, que seja como Teresópolis faz, por exemplo. Contrata jovens para o primeiro emprego, e eles ficam ali dois, três anos somente. E não cria a sensação de que é dono da rua.”


Pera. Deixa eu perguntar. Não tinha fiscalização????? Que papelão
Uma das muitas ruas de atuação desses exploradores é a Rua Leopoldo Miguez em Copacabana.
Como sempre, é melhor cobrar pela ruas do que trabalhar no policiamento como deve ser feito. A prefeitura vai cobrar, então, ela terá responsabilidade objetiva pelos veículos ali parados?
Parabéns ao imbecil que propôs essa aberração. Em SP se paga duas vezes por causa de uma lei similar a essa. Você é roub@do pela prefeitura e pelo flanelinha ao mesmo tempo.
Mas que seja um preço justo cobrado pela prefeitura, senão acaba sendo mais uma lei para taxar o pobre cidadão.
Chega de taxa!!!
Daqui a pouco não poderemos sair com o carro, já chega os pedagios.
Temos que ter leis duras e fiscalização severa, afinal já pagamos muitos impostos para sustentar essa máquina pública.
Um adendo, porque não incluem tirar milhares de veículos velhos da via pública, é urgente, são pessoas sem noção que usam a via para deixar seus veículos velhos tirando vaga de quem paga IPVA
O problema não é o guardado, e sim a falta de fiscalização: se uma pessoa compra uma farda da polícia e usa ,ele não se torna polícia por usá-la,assim uma pessoa que compra um jaleco de guardador , também não o torna guardador….resumindo quantos chefes de família vão ficar sem emprego por essa falsa narrativa,mais as eleições estão aí,guardadores e familiares vejam quem são contra o povo.
São vagabundos , te ameaçam se vc nao paga o que leiloes querem.
Não se esqueça que essa profissão ela é regulamentada por uma lei federal,guardadores recorre ao STF.
É preciso incluir a retiradas do imenso número de carros velhos, muitos abandonados, que usam as vias públicas como garagem
Prezados,
Acho tudo isso muito interessante quanto a organização e empenho que se tem para cobrar tributos ao cidadão. Não vejo ninguém fazer nada para beneficiar o cidadão de bem, só tributo, só ganância, em um País que se tem a maior carga tributária em tudo, desde pedágio, IPVA, IPTU, ISS e afins. Nenhum valor arrecadado se utiliza para segurança, saúde e educação, somente para manter os que estão no poder, exercendo seus cargos públicos, seus luxos e a sua segurança e de suas famílias. Mas também um País que tem um “presidente” analfabeto, ignorante, imbecil, o que se esperar para uma nação? Somente misérias, fomes, sem educação e no cabresto sustentados com bolsa família, bolsa detenção, bolsa gás, cervejinha que está tudo bem resolvido.
O Predidente Lula não analfabeto, nao é ignorante. Esta fala é carregada de preconceitos e mentiras. Vc deve ser aquele que reverencia o “mito” . Este sim, é uma topeira inigualável, um ladrao, um golpista, um horror. Lamentável ter metade do Brasil pensando assim . Viva o Presidente Lula que é maravilhoso!
Se não tiver uma fiscalização ostensiva, seja da polícia ou da GM, de nada vai adiantar. Muito pelo contrário, o cidadão terá que pagar para a prefeitura E para os flanelinhas para não ter seu veículo avariado. A ideia é ótima, porém tem que haver repressão por parte das autoridades para coibir esses flanelinhas.
E como ficam os idosos e deficientes sem qualquer amparo pois os flanelinhas furtam as respectivas placas que levam anos para serem repostas?
Uma das muitas ruas de atuação desses exploradores é a Rua Leopoldo Miguez em Copacabana.
Ao adianta nada isso se não houver atuação das forças de segurança para tirar os flanelinhas das ruas. Eles não cobram para você não tomar multa. Eles cobram para eles mesmo não danificarem seu veículo. Ou para permitir que você acesse um espaço de vaga que eles cercaram de alguma forma.
Eu não estou a favor disso tem que continuar os guardadores na rua tem que ter mais fiscalização para colocar o pingo no i
olá temos que entender a diferença do flanelinha para o guardador, que trabalha de acordo com a lei são mais de 6 mil trabalhadores onestos que irão ficar desempregados, muitos pais de famílias irão pagar pelos os erros dos flanelas não é justo!
Vamos pagar duas vezes. Uma para a Prefeitura e a outra para o flanelinha irregular, para não termos o carro danificado. Já cansei de ligar para 1746 e para 190 denunciando irregularidades e fica um empurrando para o outro a responsabilidade, e não resolvem nada. Pelo contrário, na última vez que liguei para 190 para registrar a ocorrência ostensiva dessa irregularidade, fui pessimamente tratada, fiquei até com medo.