Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, está prestes a se tornar o primeiro “Bairro Azul” do Brasil, destinado a servir como modelo de sustentabilidade e conservação ambiental. É o que propõe um projeto de lei em tramitação na Câmara da cidade, de autoria do vereador Alfredo Gonçalves (REP), que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.
O conceito de “Bairro Azul” envolve um conjunto de ações, metas e políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente marinho e costeiro, à promoção da cidadania oceânica e à integração entre qualidade ambiental, desenvolvimento socioeconômico e bem-estar da comunidade. Além disso, busca valorizar o patrimônio natural, histórico e cultural do bairro, transformando-o em modelo nacional.
Medidas previstas para o ‘bairro azul‘
Caso o projeto seja sancionado, o Peró terá, nos próximos cinco anos, as seguintes metas:
- Implantar uma Escola Azul de Educação Básica, com currículo voltado à cultura oceânica, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e orientações da Unesco.
- Conquistar e manter a certificação internacional Bandeira Azul para a Praia do Peró, garantindo qualidade ambiental, segurança, acessibilidade e educação ambiental.
- Universalizar o saneamento básico, com coleta e tratamento adequado de esgoto em todo o bairro.
- Garantir fornecimento de água potável a todas as residências, comércios e prédios públicos do Peró.
- Implantar programas permanentes de educação ambiental e cidadania oceânica, voltados à comunidade, ao turismo sustentável e às futuras gerações.
- Implementar sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos em todas as residências, comércios e prédios públicos.
Caberá ao Poder Executivo municipal, por meio dos órgãos competentes, executar a lei do ‘Bairro Azul Peró’. O executivo poderá firmar parcerias com universidades, centros de pesquisa, ONGs e organismos internacionais, além de elaborar um plano de ação que assegure o cumprimento das metas estabelecidas.
Praia do Peró é referência no reconhecimento da Bandeira Azul
Na última sexta-feira, a Praia do Peró manteve a Bandeira Azul na temporada 2025/2026, garantindo seu oitavo reconhecimento consecutivo. A aprovação do selo foi divulgada pelo Júri Internacional, que este ano incluiu 50 praias e 10 marinas no Brasil, sendo 19 destinos apenas no Estado do Rio.
Para receber o selo do programa Bandeira Azul, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios, que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.


O loteamento Condomínio Bosque do Peró também está buscando essa conquista e já protocolou um projeto na Secretaria de Meio Ambiente
SE O PROJETO DO PERÓ FOR APROVADO E COLOCADO EM PRÁTICA TODA A COMUNIDADE GANHARÁ. SERÁ BOM PARA CABO FRIO E PARA OS TURISTAS QUE USUFRUEM DA PRAIA DE PERÓ, UMA DAS MAIS LIMPAS DO BRASIL. HORA DOS ELEITORES ENTRAREM EM CONTATO COM OS SEUS VEREADORES. VOCÊ LEMBRA EM QUEM VOTOU ?
Peró é uma excessão na Região dos Lagos. A única praia livre do comércio feio, sujo e predatório de barraqueiros e camelôs comun às demais praias, principalmente na Praia do Forte, um lixo.
Peró é uma excessão na Região dos Lagos. A única praia livre do comércio feio, sujo e predatório de barraqueiros e camelôs comun às demais praias, principalmente na Praia do Forte, um lixo.
Bom dia e parabéns pela conquista da bandeira azul.
Só não esqueçam de parar de jogar o esgoto na Lagoa das Lulas na Ogiva, de um lado bandeira azul e do outro lama podre com cheiro horrível e total degradação do meio ambiente.
Fica minha crítica para o bem comum e esperando a remoção do lodo ali existente para melhor circulação de água mais limpa para a Lagoa das Lulas.
Sou morador da Av . Marlin na Ogiva.
Pero pero e pro Pontal do pero q ta ABANDONADO … seria de suma importância isso pro bairro …
No projeto da Bandeira Azul, estava previsto banheiros públicos. Até agora nada.
Bom dia!
Rua dos badejos quando chove vira uma lagoa.
Precisa fazer alguma coisa.
A única rua do Peró sem asfalto.
Precisa melhorar mesmo. Ultimamente Pero virou um covil de assaltantes contrabandista de drogas aproveitadores. Um lugar tão bonito que merece respeito para os turistas.
Parabens as autoridades competentes!!
As maravilhas deixadas pela natureza na praia do Peró sendo bem cuidadas pelo ser humano.
Uma observação, o Condomínio Bosque do Peró, se não for o único condomínio que tem tratamento de esgoto pago pelos seus moradores e áreas de preservação ambiental aos cuidados dos moradores.
Se tudo der certo, logo teremos um grupo de escoterismo para melhorar a conscientização das áres verdes.
É proibido os cães na areia inclusive há placa mas continuam levando cães a praia e infelizmente alguns tutores são moradores, lamentável.
Como moradora desse local é maravilhoso para todos nós.J juntamente om projeto e necessário incluir uma educação ambiental e residual para os moradores e turista, assim, ganha todos nós com bairro Peró limpo e organizado.. trazendo assim qualidade de vida para população e preservação ao meio ambiente… Parabéns e gratidão para autor do projeto.