A Prefeitura do Rio interditou duas lanchonetes irregulares e removeu 22 estruturas não autorizadas durante operação no calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste, nesta sexta-feira (26). A ação teve como objetivo coibir a atuação de ambulantes sem autorização e manter o ordenamento do espaço, frequentemente ocupado de forma irregular por comerciantes.
A operação contou com 80 agentes e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Subprefeitura da Zona Oeste II, com apoio da Vigilância Sanitária municipal. Uma das lanchonetes também foi multada, e os agentes apreenderam, ao todo, 1.200 kg de materiais, incluindo roupas falsificadas, eletrônicos e alimentos.

Durante a fiscalização, a concessionária Light identificou dois pontos de furto de energia elétrica, enquanto a Rioluz detectou outros seis. Em uma das barracas não autorizadas, foram apreendidas 220 carcaças de telefones celulares sem documentação de procedência. Além disso, 15 estabelecimentos foram fiscalizados e 15 veículos foram multados por estacionamento irregular.
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, destacou que o ordenamento do calçadão de Campo Grande é uma demanda importante para moradores, comerciantes e ambulantes legalizados.
“Por isso, a Seop e a subprefeitura vão trabalhar de maneira integrada para permitir melhor circulação de pedestres e uma ambiência adequada neste grande centro comercial do Rio. Vamos realizar operações rotineiras para estabelecer o ordenamento e garantir o respeito ao espaço público”, afirmou o secretário.