A Secretaria de Conservação publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (22), a abertura da licitação para a compra de grelhas de bueiro articuladas em polietileno — tipo de plástico leve e resistente —, a um custo estimado em R$ 4,15 milhões. A troca das tampas foi a saída para enfrentar o roubo das peças de metal que hoje protegem os bueiros da cidade.
De acordo com o jornal “O Globo”, somente no primeiro semestre deste ano, 1.823 peças precisaram ser trocadas — sendo 1.617 de concreto e 206 de ferro. O prejuízo estimado foi de R$ 300 mil. O valor daria para reformar 3.500 metros quadrados de calçadas cobertas por pedras portuguesas.
Instalação das novas grelhas de bueiros deve começar em 2026
“Investimos em novas tecnologias para diminuir os danos aos cofres públicos. Vivemos uma escalada de perdas e depredações do patrimônio público, devido a furtos e vandalismo. Além do prejuízo financeiro, um bueiro sem tampa representa um risco para a população. Os testes mostraram que (o polietileno) é um material resistente e confiável”, disse ao “Globo” o secretário de Conservação, Diego Vaz.
Desde abril, modelos de grelhas e tampões em polietileno estão sendo testados em Botafogo, Centro, Saúde, Madureira, Caju, Tijuca, Bangu e Ramos. Técnicos avaliaram a resistência do material ao peso dos veículos. Até o momento, diz a prefeitura, nenhuma das tampas foi furtada, vandalizada ou sofreu danos causados por veículos pesados, como caminhões e carretas.
A licitação está prevista para terminar até o fim do ano. A instalação deve começar no início de 2026.