O PSD do prefeito Eduardo Paes decidiu, na manhã deste domingo (24), que terá uma chapa puro-sangue para disputar a Prefeitura de Três Rios.
A vereadora Bia Bogossian foi confirmada como candidata na eleição suplementar do dia 5 de outubro. No encontro, também foi oficializado o nome de Juliano Maia como vice.
Bia está no segundo mandato como vereadora e em ambas eleições foi a mulher mais votada da cidade. Ela assumiu uma cadeira na Câmara, após mais de 70 anos sem mulheres no Legislativo municipal. E agora quer ser a primeira prefeita da história de Três Rios.
Assim como Bia, o vice escolhido na convenção também é jornalista e tem forte atuação em causas sociais no município. Juliano Maia foi candidato a vereador na eleição do ano passado, é o segundo suplente do partido e atua profissionalmente em áreas de fomento à gestão e inovação.
A chapa chega à disputa com apoios de peso no cenário partidário e político fluminense.
Bia tem forte relação com os deputados federais Daniel Soranz e Renan Ferreirinha, enquanto Juliano tem a deputada Laura Carneiro como apoiadora.
Os outros candidatos já confirmados em Três Rios
O atual presidente da Câmara de Vereadores e prefeito interino, Jonas Dico (Podemos), será o candidato do ex-prefeito Joa Barbaglio (Republicanos). Com 28.632 votos (60,99% do total), Joa chegou a ser reeleito em 2024. Mas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em julgamento realizado às vésperas da disputa, já havia indeferido o registro de sua candidatura. Segundo a corte fluminense, o alcaide estava inelegível porque teve as contas rejeitadas quando era presidente da Câmara de Vereadores.
Joa acabou disputando a eleição por força de uma liminar, o que abriu uma guerra jurídica. Por fim, o tribunal superior bateu o martelo no último dia 31. O moço está mesmo fora do cargo e uma eleição suplementar foi marcada para a escolha do novo prefeito da cidade.
Neste sábado (23), Solidariedade fez uma convenção na Câmara de Três Rios e decidiu os rumos do partido para a eleição de outubro. O encontro oficializou a candidatura de Juarez da Saúde à Prefeitura, tendo como vice o atual vice-prefeito Jacqueson Martins (Partido Novo).
Já a chapa do PRD também será puro-sangue. O partido fechou a fatura na sexta-feira (22), ao bater o martelo sobre o nome do vice do Professor Anderson Muriçoca: será Jozemar Corrêa, conhecido como Dão e que foi diretor do Detran de 2009 a 2011 e de 2021 a 2023. A cidade terá uma eleição suplementar, já que Joa Barbaglio (Republicanos) foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).