O Detran interditou dois ferros-velhos irregulares nesta quarta-feira (16) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Durante a ação, os proprietários também foram presos.
A operação foi realizada no bairro Cacuia, com base em informações do setor de monitoramento do Detran-RJ. No local, dois ferros-velhos funcionavam sem licença do órgão, sem notas fiscais das peças e instalados em terrenos baldios.
A equipe da força-tarefa ainda flagrou o dono de um ferro-velho, já interditado anteriormente por comercializar peças roubadas, tentando remover mercadorias do local. Ele tentou fugir, mas foi preso em flagrante.
Ainda em Nova Iguaçu, agentes flagraram o proprietário de um outro ferro-velho interditado há cerca de 20 dias, na Estrada Gonçalves Dias, no bairro da Posse, tentando retirar mercadorias apreendidas usando um caminhão. Ao ser abordado, ele tentou fugir, mas foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Comendador Soares. Nesse estabelecimento, foram encontradas peças automotivas roubadas. Todo o material foi apreendido.
Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que integram a força-tarefa, também identificaram risco ambiental, já que havia resíduos e óleo de motor sendo descartados diretamente no solo.
O presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, elogiou a operação e destacou a importância do registro legal dessas atividades comerciais:
“A fiscalização desses estabelecimentos garante segurança ao cidadão na compra de peças lícitas. Estamos percorrendo ferros-velhos em todo o estado e orientando que se cadastrem junto ao Detran”, afirmou.
