A RioFilme abriu, nesta quarta-feira (9), as inscrições para o maior investimento da sua história: R$100 milhões destinados à realização de filmes e séries por produtoras cariocas. Os recursos fazem parte do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2025 e poderão ser usados nas etapas de desenvolvimento, produção e distribuição de obras audiovisuais.
Os valores vêm de um acordo com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A Prefeitura do Rio também participa do pacote: já investiu R$ 31,1 milhões no setor em 2025, garantindo a contratação de 96 projetos, que vão de longas-metragens a jogos eletrônicos.
De acordo com o regramento do FSA, os projetos inscritos devem apresentar potencial de retorno financeiro. A proposta é fortalecer o mercado audiovisual carioca, atrair investimentos privados e dar continuidade à expansão da produção cultural no Rio.
As inscrições seguem até às 18h do dia 27 de agosto e devem ser feitas pelo site editais.riofilme.com.br. O edital completo pode ser lido em riofilme.com.br/editais.