Esta sexta-feira (02/02) será de festa em homenagem ao Dia de Iemanjá com evento gratuito no Arpoador. Estão confirmados o Samba de Caboblo, Ogan Bangbala, Afoxé Filhas de Ghandy, Jongo do Vale do Café, Tião Casemiro, Ogan Kotoquinho, Companhia de Aruanda, Orin Dudu, Iza Diordi, Ilê Axé Onixêgun e o músico Marcos André, idealizador desta celebração. O encontro vai das 15h às 22h.
A gastronomia da festa será da Feira Crespa, uma ação afirmativa itinerante que tem como objetivos principais a valorização da mulher negra, o fortalecimento de afroempreendedores e o aumento do repertório dos participantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história.
Todas as oferendas do ritual serão biodegradáveis e or organizadores predem ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. Ao final, o público será convidado para um mutirão de limpeza das areias, calçadão e pedra do Arpoador.
A segunda edição do Dia de Iemanjá no Arpoador é uma realização do Instituto Floresta e da Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, além da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e do Governo Federal via Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo).
Programação
14h – Concentração do Cortejo na estátua do Tom Jobim
15h – Cortejo com oferendas liderados por Ogan Bangbala, Pai Dário e Ilê Axé Onixêgun
15h30 – Presente para Iemanjá na Pedra do Arpoador
16h30 – Afoxé Filhas de Ghandy, Afoxé Ore lai lai, Ogan Kotoquinho e Yza Diordi
17h – Samba de Roda com grupo Orin Dudu
18h10 – Jongo do Vale do Café, Companhia de Aruanda e Marcos André
18h50 – Roda de Umbanda com Tião Casemiro
19h30 – Nina Rosa e roda de samba
21h – Samba de Caboclo
22h – Encerramento
A Feira Crespa funcionará das 15h às 22h.