O ex-ministro Celso Pansera (PT) está de malas prontas para deixar a Finep, empresa pública de inovação e pesquisa do governo federal. Mas nada de ficar ao relento: já tem lugar quentinho, em Maricá, à sua espera.
Aliadíssimo do prefeito Washington Quaquá (PT), Pansera vai assumir a Codemar, a companhia de desenvolvimento de Maricá — uma das principais estatais do município.
Aliado de Nísia deve substituir Pansera na Finep
A aliados, Pansera reclamou muito de falta de espaço na Finep, que fica sob o guarda-chuva do Ministério da Ciência e Tecnologia — que já foi comandado por ele no governo Dilma Rousseff (PT) e hoje está nas mãos do PCdoB.
Deve ser substituído por Carlos Gadelha, que foi secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde. Gadelha é uma indicação da ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Futuro político passa por Maricá
Inicialmente, Pansera planejava ser candidato a deputado federal em 2026. Seu principal reduto eleitoral, aliás, nem é Maricá — é Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Mas, com a mudança de planos à vista, é possível que ele faça campanha para eleger Diego Zeidan, filho de Quaquá e pré-candidato, em seu lugar.