Uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Alerj) debateu, nesta quinta-feira (15), a criação de um projeto de lei para abrir um concurso público para o Theatro Municipal do Rio. A expectativa é que a proposta seja apresentada e votada até o dia 30 de junho, quando o parlamento entra em recesso.
Hoje, existem 505 vagas em aberto na Fundação Theatro Municipal do Estado do Rio. O último certame realizado para preenchimento das vagas no equipamento foi em 2013. Dos 735 cargos efetivos existentes, apenas 241 estão ocupados atualmente.
A audiência foi solicitada pelo deputado Luiz Paulo (PSD), vice presidente da Comissão de Servidores Públicos. A proposta visa a fortalecer a fundação, assegurando a seleção de profissionais qualificados para manter a excelência artística e cultural do espaço.
“Os contratos temporários terminam em 30 de junho e não poderiam ser renovados. Evidentemente, a solução é acelerar o concurso público para 110 vagas, com um banco de reservas para, na medida que o estado tenha recursos, ele vá chamando mais. Mas um concurso, pelo menos, leva um ano”, disse o deputado.