A Polícia Civil prendeu oito pessoas, nesta quinta-feira (8), durante uma operação contra o avanço de facções criminosas no interior do Estado do Rio. Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em Barra Mansa e Volta Redonda, no Sul Fluminense.
Além das prisões, também foram apreendidos uma arma e munições. A ação está sendo coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). O governador Cláudio Castro (PL) destacou que o Estado não permitirá que facções criminosas se instalem em suas cidades.
“Estamos fortalecendo nossas forças de segurança, investindo em inteligência e integrando as ações entre as polícias para sufocar essas organizações. O recado está dado: onde o crime tentar se enraizar, o Estado estará presente, com firmeza, para proteger o cidadão de bem”, afirmou Castro.
Os mandados foram expedidos para 36 endereços em Barra Mansa e três em Volta Redonda, todos relacionados a alvos investigados por integrarem a facção criminosa. As diligências visam aprofundar a investigação sobre a estrutura da organização no Sul Fluminense, além de enfraquecer o poder bélico e financeiro dos traficantes.

As investigações começaram em 2023, após a prisão de dois criminosos com grande quantidade de drogas e envolvimento com a facção. Desde então, os agentes têm trabalhado para identificar a relação dos narcotraficantes com a expansão territorial da organização.
“Hoje estamos realizando importantes ações contra as tentativas de expansão territorial das organizações criminosas. É um trabalho de inteligência, baseado em investigações muito profundas, que mostram a busca desses grupos por poder. A Polícia Civil vai atuar sempre para garantir o bem-estar da população”, destacou o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.