A Prefeitura do Rio remanejou R$ 650 mil da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) para o patrocínio do Summit Econômico Brazil-China 2025, a ser realizado em Xangai, de 23 a 25 de abril.
O decreto municipal nº 55.938, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), foi publicado no Diário Oficial do dia 9 de abril e abriu crédito suplementar em favor do Gabinete do Prefeito.
De acordo com a equipe técnica do gabinete do vereador Fernando Armelau (PL), a medida remaneja recursos do orçamento originalmente destinado ao serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos para a projeção internacional da cidade.
Entusiasta dos laços com a China
Coincidência, ou não, no mesmo dia, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere recebia o vice-prefeito de Beijing no Palácio da Cidade. Cavaliere é entusiasta da causa. Em 2016, participou de um intercâmbio na China durante a graduação e, em 2019, viveu uma temporada no país durante as gravações da série “Expresso Futuro”, do Canal Futura. Agora, como vice-prefeito, ele volta a estreitar laços.
“Beijing é um lugar muito especial, onde vivi em 2016 — e que guarda muitas semelhanças com o Rio. Duas cidades olímpicas, capitais, capazes de unir tradição, história, modernidade, diversidade, arte, tecnologia, inovação e um olhar para o futuro com uma vida melhor pra sua gente”, disse Cavaliere, em postagem nas redes sociais.
‘Interesse público’ no fortalecimento das relações internacionais
O valor de R$ 650 mil aparece na justificativa do patrocínio, autorizado pela Subsecretaria de Gestão com base na Lei Federal nº 14.133/2021, que rege as contratações públicas.
O patrocínio foi aprovado no processo administrativo CVL-PRO-2025/01048, com alegação de interesse público no fortalecimento das relações internacionais.

