O projeto de emenda à Lei Orgânica que autoriza a Guarda Municipal do Rio a usar armas de fogo só entrou em votação, no plenário da Câmara, na tarde desta terça-feira (01). Mas, desde cedo, já provocou uma grande dança das cadeiras nas regiões administrativas de Guaratiba e adjacências.
Na edição de hoje do Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes (PSD) exonerou e nomeou nas gerências executivas locais de Ilha de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba. O objetivo foi atender ao vereador da área, William Coelho (DC), que vinha se rebelando desde o início do ano — quando perdeu o comando das RAs dos bairros da Zona Oeste.
De olho no projeto da Guarda Municipal: outros aliados também foram atendidos
Também foram feitas mudanças na Região Administrativa da Penha, na subsecretaria de Reforma dos Conjuntos Habitacionais, na pasta dos Grandes Complexos e na Habitação.
Todas as mudanças foram para atender aos aliados insatisfeitos com os cortes.
E, provavelmente, as canetadas continuarão no Diário Oficial de amanhã



Segundo a Constituição Federal nenhuma Guarda Civil seria Armada!pelo meu entendimento, estão ferindo os princípios de ética da Constituição Federal ao se tratar de criar Guardas civil Armada,pois todas as Guardas foram criadas para zelar pelo Patrimônio público e não se afrontar com poder de Polícia.
O Sr° estar equivocado quanto ao seu argumento….vai se atualizar em conhecimento da lei que foi impostas pelo STF.
É, infelizmente Francisco você não estudou muito bem a CF 88 por lá não trata de arma de nenhuma polícia muito menos de poder de polícia . Sem ofensas e sem acusações , Infelizmente vc é mais um que foi enganado pela PM do Brasil . O que existe é um preconceito à partir das GM . O poder de polícia está no cód tributário e o uso de armas pelas polícias em leis infraconstitucionais .
Você sabia que nunca houve na história a criação de uma polícia militar estadual de qual quer stado até a CF/88 e que na verdade a verdadeira polícia desde o império no Brasil foram as guardas municipais inclusive criada por Dom Pedro ii ? A polícia militar se apropriou da história da guarda municipal do Brasil e diz que é dela . No Brasil nunca houve uma polícia só desde sua criação . E a partir do momento que um cidadão entra num município ele está num grande patrimônio chamado município e tudo que ocorre ali dentro é de responsabilidade da guarda sim . O município é formado de bens , serviços e instalações . Áreas, física s , serviços públicos , e as próprias instalações . Tudo é patrimônio e tudo que acontece ali é de responsabilidade da GM inclusive os crimes em flagrante delito . Você precisa estudar um pouco mais . Forte abraço .
Francisco, infelizmente quem manda e dita as regras nesse circo chamado Brasil é o STF.
Se vagabundos assaltam armados tem que arma a guarda sim.
Falta de informação!Infelizmente vivemos tempos em que o coronelismo impera aqui no Rio de Janeiro principalmente!Guarda Municipal é Polícia sim!! Desde o advento da lei Federal 13.022 de 2014, e após várias decisões da suprema Corte na qual está autorizado o patrulhamento ostensivo por parte dessa Força de Segurança!!