A novela dos cinco deputados federais do Rio eleitos pelo União Brasil, que pretendiam se filiar ao Republicanos — e pediram na Justiça a garantia de não serem acusados de infidelidade — ganhou um novo capítulo. Agora, ao saber que o diretório estadual do partido poderá voltar a ser comandado pela Igreja Universal, os rebeldes ameaçam desistir da filiação.
Daniela Carneiro, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Dani Cunha foram eleitos pelo União em 2022, mas logo depois de começar a nova legislatura, em 2023, houve o desentendimento com o partido. Sob o argumento de que estavam sendo vítimas de assédio, eles foram à Justiça pedindo o direito à desfiliação — e o registro em novo partido, o Republicanos.
Tudo indica que a legenda decidiu pôr o deputado federal e bispo da Igreja Universal Luís Carlos Gomes de volta no comando do partido no Rio — no lugar do ex-prefeito de Belford Roxo Wagner Carneiro, o Waguinho. Aliados a Waguinho e ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (presidente do diretório municipal do Republicanos) os cinco rebeldes, então, pisaram no freio.