A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Ninfas, com foco no combate ao tráfico internacional de animais silvestres e exóticos negociados pela internet. A ação ocorreu no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio, onde agentes da Delegacia de Meio Ambiente (DMA) cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
O alvo da operação é suspeito de contrabando, receptação qualificada e introdução ilegal de espécies exóticas. A investigação, conduzida pelo Setor de Repressão aos Crimes contra a Flora, Fauna e Biopirataria da PF, rastreou perfis em redes sociais usados para vender animais de forma ilegal.
De acordo com os investigadores, as postagens ofereciam ninfas originárias do Monte Sungay, nas Filipinas, além de insetos e ovos de insetos exóticos de países como Jamaica, Malásia, Indonésia, Cuba e Madagascar. O suspeito alegou realizar entregas para todo o Brasil.
Esses animais, importados para fins comerciais, cativeiro ou ornamentação, entram ilegalmente no país, violando normas ambientais e representando risco à biodiversidade brasileira.
Vale lembrar que é proibida a importação desses espécimes vivos para fins comerciais, manutenção em cativeiro como animal de estimação ou ornamentação.