A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) investigam a eleição deste ano em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, vencida por Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos). O motivo: a cidade tem mais eleitores do que habitantes, segundo o último Censo realizado pelo IBGE.
A informação foi revelada pela TV Globo. Antes da eleição, 5,5 mil novos eleitores pediram registro de domicílio na cidade. Moradores de outras cidades teriam recebido vantagens, como dinheiro, para transferirem o título de eleitor para o município da Costa Verde.
Os registros seriam solicitados por meio de documentos fraudados. Tanto que 1,5 mil pedidos foram recusados por inconsistências. Hoje, a cidade possui 46.874 eleitores ao passo que o IBGE aponta que a população de Mangaratiba é de 41.220 habitantes.
A chapa vencedora, formada por Luiz Cláudio Ribeiro e o vice Lucas Venito (PL), é investigada por suspeita de participação no caso. Aarão (PP), derrotado no pleito por 125 votos, entrou com notícia crime no MP. Dados iniciais da investigação afirmam que eleitores tinham de informar a chegada aos locais de votação além de enviar o comprovante.
O prefeito eleito se manifestou sobre o caso. Luiz Cláudio Ribeiro negou envolvimento em qualquer tipo de fraude. Além disso, acusou Aarão de “criar narrativas e disseminar desinformação para tumultuar o legítimo resultado do pleito”.