Um dia após a renúncia da diretoria da Fundação Estadual de Saúde, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou a primeira nomeação do quadro diretor. O médico Marcus Vinícius Fernandes Dias entra como novo presidente da instituição, substituindo o ex-diretor João Ricardo da Silva Pilotto, nomeado em 2021, ainda na na gestão de Alexandre Chieppe — e que permaneceu desde então no cargo. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça (22).
Marcus Vinícius é muito ligado ao Progressista, partido do ex-secretário de Saúde e deputado federal doutor Luizinho — a quem elogiou em textos publicados nas redes sociais. Reconhecidamente bolsonarista, também elogia Olavo de Carvalho — “mestre”, segundo postagens feitas no dia de sua morte.
Entre as primeiras atividades do cirurgião-ortopedista está nomear todo o corpo de funcionários das diretorias administrativa, jurídica e financeira, recursos humanos, técnico-assistencial, planejamento e gestão.
“A nomeação do novo diretor da Fundação Saúde corrobora com a transparência e segurança com que estamos atuando desde o início das investigações sobre o caso. A mudança também assegura que não haja interferências internas nas apurações que estão sendo realizadas”, afirma o governador Cláudio Castro, em nota oficial.
Médico e gestor
Servidor de carreira do Ministério da Saúde há mais de 15 anos, Marcos Vinícius ocupou os cargos de coordenador-geral de assistência, direção-geral dos hospitais federais e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Também foi vice-presidente do Instituto Vital Brasil, diretor-geral do Hospital Adão Pereira Nunes e diretor-médico do Hospital Azevedo Lima. Atualmente, é diretor-geral do Hospital Estadual Azevedo Lima e conselheiro de administração da CEDAE.