Ops, a colunista endoidou, ao noticiar, na manhã desta sexta-feira (30), que Alexandre Ramagem (PL) deu a partida na propaganda eleitoral gratuita com a defesa da segurança pública do governo do estado. O comercial que lista as realizações do governo Cláudio Castro (PL) é um institucional da própria administração estadual. Como na grade matutina da TV ele estava coladinho a uma inserção do programa eleitoral gratuito de Ramagem, a atenta — porém cansada — observadora juntou as duas coisas.
Sinais dos tempos, da velocidade e da sobrecarga de informação.
Não que Ramagem não pretenda defender Castro (PL). O candidato do PL à Prefeitura do Rio abriu o primeiro dia da propaganda eleitoral no rádio e na TV justamente falando do tema, lembrando que é delegado da Polícia Federal e que tem atuação na área para mostrar. Desde a largada da campanha, o prefeito Eduardo Paes (PSD), o grande adversário do PL, vem pondo a segurança pública do estado na berlinda. O assunto não sai da ordem do dia.
No comercial apresentado pelo cantor Dudu Nobre, o estado enumerou os avanços na área: as câmeras com reconhecimento facial instaladas em 2023, os novos núcleos do Segurança Presente e batalhões da Polícia Militar, o sistema de inteligência para a asfixia do crime organizado, a queda da letalidade.