O deputado estadual Val Ceasa (Patriota) fez juras de amor ao governador Cláudio Castro (PL), prometeu parar de pular a cerca e abandonar a campanha do prefeito Eduardo Paes (PSD). Val foi um dos parlamentares acusados de infidelidade e estava prestes a perder os cargos que tem na estrutura do governo — em especial, no Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa). Irritado com os ataques de Paes, Castro decidiu exonerar os indicados por deputados que estiverem fazendo campanha pela reeleição do prefeito do Rio.
Há duas semanas, Val levou Paes ao Ceasa, para um encontro com os comerciantes. Ao governador, o deputado justificou a iniciativa dizendo que fora um pedido da comunidade do Centro de Abastecimento, insatisfeita com a cobrança de IPTU. Não só prometeu, agora, não mais passear pela cidade com o prefeito, como também assegurou que vai levar outros candidatos, mais próximos ao governador — leia-se Alexandre Ramagem (PL) e Rodrigo Amorim (União) — para conversar com os comerciantes.
Val vai precisar fazer um certo malabarismo para continuar a pedir votos pelos vereadores que apoia — Ulisses Marins (União) e Jair da Mendes Gomes (PRD) — sem fazer campanha pelo prefeito. Os dois estão umbilicalmente ligados a Paes.
Treta entre Castro e Paes
O prefeito tinha um certo acordo de não agressão com Castro, mas a bandeira branca foi baixada no debate da Band, no último dia 8, quando fez questão de colar a imagem de Ramagem ao governador, principalmente quando o assunto era segurança pública. De lá para cá, não perdeu uma oportunidade de criticar o governo do estado nas redes sociais.
No domingo (18), os dois bateram boca pelo X, o antigo Twitter.
“É isso mesmo: Claudio Castro é Ramagem, o Witzel das eleições de 2024! Aliás, os responsáveis pela segurança pública no Rio!”, postou Paes.
“A máscara está caindo! Eduardo Paes é o maior estelionatário dessas eleições! Seu pensamento está só no Governo do Estado. O povo será o próximo a ser traído“, respondeu Castro.