A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio, prendeu, na manhã deste sábado (13), Thiago Claudio Duarte Chagas, o Thiago Cabeça, de 39 anos, líder de facção criminosa que atuava em Volta Redonda e era considerado o criminoso mais procurado do Sul Fluminense. Contra ele, havia três mandados de prisão preventiva.
Cabeça era responsável pela construção de uma espécie de resort do crime. O espaço, localizado em área rural, seria usado para promover eventos de lazer, receber e esconder traficantes da facção que estivessem sendo procurados.
O criminoso era procurado há, pelo menos, três anos. Em 2021, o Portal dos Procurados do Disque Denúncia chegou a divulgar um cartaz pedindo por informações que levassem até o paradeiro do traficante. Havia uma recompensa de R$ 1 mil.
PF encontra armas e uniformes táticos
Os policiais cumpriram ainda um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Criminal de Barra do Piraí, no bairro São José do Turvo. Durante as buscas, os policiais apreenderam uma pistola 9mm, uma granada de mão prontinha para ser lançada, uniformes táticos operacionais, rádios comunicadores e celulares.
O preso, que tem histórico de enfrentamento às forças de segurança, se firmou no comando do tráfico de drogas de pelo menos três favelas do município, nos bairros de Siderlândia, Santa Rosa, Ponte Alta Belmonte e Jardim Belmonte. No total, a operação contou com a participação de 26 policiais.
Além dos crimes de participação em organização paramilitar/milícia privada/grupo ou esquadrão, o criminoso responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, com penas que, se somadas, podem passar de 45 anos de prisão.