O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) participará, na próxima segunda-feira (8), do painel Favela no Debate Global, do F20. O evento é organizado por entidades sociais, entre elas o Voz das Comunidades, na Casa Voz Vidigal, na comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, comentou sobre a importância de o conselho atuar lado a lado da população periférica.
“É responsabilidade social do profissional de arquitetura e urbanismo atuar junto às favelas”, disse.
A mesa em que o CAU/RJ marcará presença, mediada pela atriz Dira Paes, tem como tema a diminuição dos riscos de desastres nas favelas. O planejamento urbanístico e arquitetônico das favelas, bem como a promoção da qualidade de vida para a população periférica, em destaque no F20, ganham, a partir deste debate público, uma escala global. Todas as resoluções serão encaminhadas para a cúpula do G-20, o fórum internacional que acontece em novembro deste ano.
“A importância do CAU/RJ participar desse evento é exatamente essa essência da aproximação com a favela. É o diálogo entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo com as comunidades. As favelas são, na verdade, um cliente em potencial para os os arquitetos e urbanistas. O saudoso arquiteto e urbanista Sérgio Bernardes costumava dizer que o arquiteto e urbanista é o intérprete da sociedade no sonho e no desejo individual de ter uma casa, assim como no desejo coletivo da melhoria da qualidade de vida das pessoas na escala urbana como um todo”, acrescentou Sydnei Menezes, que complementa: “As favelas continuam na luta pela melhoria da qualidade de vida e o CAU/RJ apoia essas reivindicações”.