A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) participará, na semana que vem, do Energy Summit 2024 com projetos inovadores na área de energia. O evento acontecerá na Cidade das Artes e terá uma reunião de entidades do ecossistema de inovação voltados à energia, entre segunda-feira (17) e quarta (19).
O projeto de extensão da Uerj eMuseu do Esporte estará com duas atrações inéditas: em uma delas os visitantes poderão criar o seu próprio holograma em tempo real. Além disso, os frequentadores terão experiência no simulador de esqui que transforma energia mecânica em energia elétrica.
A iniciativa é idealizada pela professora Bianca Gama Pena, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPCEE) da UERJ. Ela também é coordenadora do Laboratório de Tecnologia Social e Inovação da Uerj (Latesi) e empreendedora.
O segundo projeto é do Prof. Manoel Antônio da Fonseca Costa Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica da Uerj e do Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis (CEPER). Trata-se de um kit portátil de demonstração da geração de energia elétrica com painel fotovoltaico. Haverá demonstração de transferência de energia eólica para energia elétrica, ligando uma lambreta a partir de uma Turbina Eólica.
Já o terceiro é do professor Giovani Cavalcanti Nunes do Departamento de Operações e Projetos Industriais da Uerj e atualmente participante da Incubadora de Empresas Phoenix da Faculdade de Engenharia da Uerj. Haverá uma demonstração de um processo de baixo custo para geração e armazenamento de H2V em larga escala. Utiliza campos de petróleo em fase de abandono, aproveitando sua infraestrutura.
Adicionalmente efetua a recuperação avançada de petróleo. Permite que o produtor de energias renováveis efetue o armazenamento destas, trazendo ganho econômico. O processo cria as condições para geração imediata de H2V pelo uso da infraestrutura existente como gasodutos, plantas de processo e reservatórios de petróleo que seriam abandonados, trazendo forte impacto social e ambiental.
Fomento do empreendedorismo
Segundo a professora Bianca Gama Pena é de suma importância apresentar o grande papel da Universidade para o fomento do empreendedorismo em diversas áreas do conhecimento, sobretudo na sustentabilidade energética, confirmando o protagonismo da Uerj nas multiformas de cooperação para a geração de inovação.
Ela destacou que a abordagem central se baseia na apresentação de iniciativas da Universidade face à temática do evento, energia renovável. Dessa forma, será possível discutir estratégias usadas por cada projeto para desenvolver suas inovações de forma colaborativa, os meios de proteção utilizados e os desafios e oportunidades para o ecossistema.
“O grande desafio no atual cenário composto por inúmeras incertezas e volatilidade é a colaboração entre entidades de forma que cada uma possa contribuir com suas respectivas expertises, recursos e oportunidades. Para isso, o ambiente acadêmico é fértil e o grande interlocutor dos agentes desse ecossistema para fomento da inovação é a universidade”, explica Bianca Pena.