ATUALIZAÇÃO às 20h15, com nota da pré-campanha de Valdecy da Saúde
Sob alegação de “flagrante violação à legislação eleitoral”, o Ministério Público estadual (MPRJ) pediu que o juiz da 187ª Zona Eleitoral proíba o lançamento de pré-candidatura do deputado estadual Valdecy da Saúde (PL) a prefeito de São João de Meriti.
Como bem tem alardeado nas redes sociais, Valdecy está convidando geral para o evento marcado para a manhã deste sábado (25), no Via Music Hall. Usa até a imagens de figurões do partido, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador Cláudio Castro e o senador Romário.
Na ação, com pedido de liminar, o MP apresenta folhetos e imagens de postagens no Instagram com o oferecimento de transporte gratuito e bebida a quem participar do lançamento.
“As irregularidades apontadas no presente feito são suficientes para demonstrar a razoabilidade da proibição, eis que o evento se mostra em flagrante violação à legislação eleitoral e com potencialidade para desequilibrar o pleito municipal”, diz trecho do texto do procurador Sandro Fernandes Machado.
É a segunda vez que a procuradoria recorre à Justiça. Na primeira, a liminar foi negada. O MP pediu, então, a reconsideração da decisão.
Na noite desta sexta-feira (24), a pré-campanha de Valdecy enviou nota, informando que o juiz negou, de novo, a liminar.
“A equipe jurídica da pré-campanha do deputado estadual Valdecy da Saúde informa que haverá o evento. A Justiça entendeu que não há afronta ao processo eleitoral. Amanhã, às 10h, a Via Music Hall vai receber a reunião do PL estadual na Baixada Fluminense em que terá a posse da nova diretoria do partido em São João de Meriti e o lançamento da pré-candidatura de Valdecy à prefeitura da cidade”.