O Rio de Janeiro foi a capital mais quente do Brasil neste domingo (11). Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), o município chegou a atingir 39,7°C. Foi o dia mais quente do ano até agora. O recorde pode ser quebrado já nesta segunda-feira (12), que já amanheceu quente; os termômetros podem chegar a marcar 41°C ao longo da tarde, segundo previsão da Prefeitura do Rio.
De acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), o município continua no estágio de Calor 3, em um índice que vai de um a cinco no protocolo municipal para altas temperaturas. A cidade está nesse nível desde sábado (10) e pode chegar ao estágio 4 caso as temperaturas ultrapassem 40°C.
A recomendação é que cariocas evitem se expor ao Sol entre até, pelo menos, às 16h, reforcem a hidratação e usem roupas frescas.
Estado chegou a 1.597 atendimentos por problemas relacionados ao calor
A situação na capital reflete uma alta nos termômetros em todo o estado. Segundo o governo estadual, entre o dia 1° de janeiro e o último domingo (11), 1.597 pessoas procuraram unidades de unidades de pronto atendimento (UPA) com sintomas que podem estar relacionados ao calor, como desidratação, insolação, ressecamento da pele, tontura, entre outros.
A recomendação dos órgãos é que os moradores redobrem a atenção com a saúde ao longo de todo o verão.

