As infrações na faixa exclusiva da Linha Vermelha que dá acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começam a valer a partir desta segunda-feira (11). O motorista que trafegar indevidamente na pista receberá multa de R$ 130,16, e perderá quatro pontos na carteira. A fiscalização é feita por meio de sistema eletrônico.
Com 2.200 metros de extensão, a faixa dedicada funciona na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha. A primeira semana de operação foi educativa, com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientando os motoristas.
Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, a fiscalização eletrônica fará leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois, caso sigam para a Baixada, o sistema detectará que houve evasão da faixa exclusiva.
Melhoria de tráfego
A mudança ocorre após o aumento do volume diário de tráfego no acesso à Ilha do Governador, que chegou a 17% no período de setembro do ano passado a janeiro deste ano. A expectativa é de que, até o fim de 2024, esse volume chegue a cerca de 30%. O aumento no número de voos no Aeroporto do Galeão teria impacto direto para este crescimento.
O principal conceito da faixa dedicada é a melhor distribuição dos fluxos. Das quatro faixas existentes no trecho, apenas a que fica mais à esquerda será dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto, sem redução na capacidade de escoamento da via no sentido Baixada Fluminense.