Com o objetivo de reforçar os estoques de sangue do Rio antes das festas de fim de ano, a Casa da Juventude, na Gamboa, transformará suas instalações em um polo de coleta nesta terça-feira (9/12). A ação, realizada pela secretaria municipal da Juventude e pelo Hemorio, ocorre em um momento estratégico. Segundo o instituto, o período de férias escolares e festas de dezembro costuma registrar uma queda de 10% a 15% no número de doadores voluntários.
Para manter a rede hospitalar abastecida com segurança, o instituto precisa coletar cerca de 350 bolsas diariamente, de modo a manter a reposição regular do estoque de sangue. Uma bolsa de sangue, segundo a entidade, pode salvar até quatro vidas.
Estrela dos campos nos anos 1980, jogador Mozer participa da ação representando o Museu do Flamengo
Para garantir uma boa quantidade de sangue coletadom a secretaria também vai levar 120 jovens doadores, alunos dos Espaços da Juventude de Madureira, Campo Grande e Vigário Geral. No local, estará presente o jogador Mozer, representando o Museu do Flamengo, que também participa da ação.
“A Casa da Juventude é um espaço de cidadania e promover uma ação como essa reforça o compromisso da JUVRio com causas que salvam vidas. Acreditamos que a juventude tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais solidária”, destacou a secretária municipal da Juventude, Gabriella Rodrigues.
Requisitos Básicos para Doar
O Hemorio reforça que não há um tipo sanguíneo específico em falta, sendo todas as doações bem-vindas. Para participar, é necessário: portar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores e bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
Serviço:
Data: 9 de dezembro (terça-feira)
Horário: 10h às 15h
Local: Rua Camerino, 28 – Gamboa (Centro)

