Na tarde deste sábado (6), uma queda de energia provocou a interrupção parcial no ramal de Japeri, da Supervia. A concessionária que opera os trens do Rio de Janeiro informou o problema por meio de redes sociais pela primeira vez por volta das 16h.
De acordo com a Supervia, a interrupção na operação aconteceu “em função de uma ocorrência no sistema de energia”. O ramal de Japeri circula parcialmente entre as estações da Central do brasil e Anchieta. O trecho entre compreendido entre as estações de Olinda e Japeri tem 11 paradas e não tem circulação de trens no momento.
Vídeos publicados por passageiros mostram o lado de fora da estação de Anchieta lotada com o desembarque de pessoas que seguiriam a viagem. O público busca alternativas de transporte nas ruas do bairro.
Supervia vai encerrar as operações no Rio de Janeiro em 2026
O governo do estado prorrogou para dezembro o prazo de encerramento da operação da Supervia nos trens metropolitanos, quando deve escolher, finalmente, a substituta da empresa. A previsão para o encerramento das operações da concessionária atual foi adiado por duas vezes em 2025.
O acordo anterior entre a Supervia e o governo estadual previa que o fim da operação acontecesse em setembro. O compromisso foi renovado até novembro e voltou a ser estendido, desta vez, até o primeiro trimestre de 2026. O novo acordo prevê que a atual concessionária seguirá atuando no transporte por trilhos no Rio de Janeiro até março do próximo ano.
Em atualização.

