A Prefeitura de Maricá anunciou que vai construir uma Cidade da Segurança no município. Em postagem nas redes nesta quinta (27), o prefeito Washington Quaquá (PT) anunciou que vai lançar o projeto publicamente na próxima segunda (01). O complexo vai funcionar como uma nova central para as equipes da Guarda Municipal, que passam por treinamento com a Polícia Federal (PF) e deve receber novo equipamento para incursões — que inclui caveirão e fuzil.
“Nós vamos limpar nosso território nos próximos três anos. [Maricá] terá a melhor estrutura de Guarda Municipal do país na Cidade da Segurança. Nós estamos botando a Guarda para treinar com a Polícia Federal e Bope. Vamos ter caveirão, vamos ter fuzil, vamos ocupar o território e não deixar a bandidagem se criar em Maricá”, disse Quaquá.
A cerimônia de assinatura da aquisição do terreno onde o complexo será construído acontece em Itapeba, na tarde de segunda (01). Segundo a Prefeitura, o projeto prevê que a Cidade da Segurança apoie também a atuação da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Prefeitura promete dobrar efetivo da Guarda Municipal em Maricá
Além do anúncio da criação do complexo, Quaquá também prometeu aumentar o número de guardas municipais em atuação no município. O prefeito disse que quer dobrar o efetivo através de um concurso público que será realizado em 2026. Ainda não há detalhes sobre o lançamento do edital. Atualmente, a Guarda Municipal de Maricá conta com cerca de 400 agentes. 100 deles atuam diariamente nos quatro distritos. O município também disponibiliza 238 vagas diárias do Proeis.

