Os barraqueiros e ambulantes que atuam nas praias do Rio terão novas regras para o trabalho na orla. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) voltou a permitir que comerciantes usem garrafas de vidro. A permissão é restrita para barraqueiros que precisem usar destilados para preparar drinks; o uso de garrafas de vidro na areia segue proibido. A informação é da TV Globo.
A mudança faz parte das novas medidas da Operação Verão, que está em vigor na orla carioca desde setembro. O rigor na fiscalização com as garrafas de vidro faz parte das medidas anunciadas pela Prefeitura após registros de casos de contaminação por metanol em outros estados.
Uma das novidades anunciadas pelo órgão municipal é a instalação de novas placas, nas Zonas Sul e Sudoeste, com QR Codes que direcionam ao site da Seop. No site, banhistas têm acesso às regras de convivência nas praias, que incluem o veto ao uso de caixas de som, churrasqueiras e de outros equipamentos.
Ações da Operação Verão mudam regras para estacionamento em Copacabana e em Grumari
Outra mudança anunciada pela Seop na Operação Verão é a restrição de estacionamento em Copacabana. A partir deste sábado (22), passa a ser proibido parar veículos na faixa da esquerda da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Agentes também enfatizam a fiscalização de carros estacionados na Prainha e em Grumari, na Zona Oeste. O parque nacional que abriga as praias tem lotação máxima de 800 vagas. Drones e agentes acompanham o acesso ao local e intensificam o combate a ação de flanelinhas que cobram valores pelo estacionamento irregular na região.

