O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (19), a lei que aumenta o número de táxis em operação no Rio. A partir de agora, a capital tem um veículo para cada 180 habitantes.
De autoria do vereador Márcio Ribeiro (PSD), o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em outubro. O número de veículos licenciados na cidade era, até então, o mesmo desde 2015: de um veículo para cada 193 moradores. O objetivo da mudança, segundo as autoridades, é adequar a oferta do serviço à demanda real da população.

Niterói também teve mudança na frota de táxis
A sanção da medida no Rio acontece um dia após Niterói também colocar em vigor mudanças na frota de táxis. No caso do município vizinho, o número de táxis segue o mesmo; o que muda são as medidas para incentivo à modernização da frota. O prefeito Rodrigo Neves (PDT) sancionou, nesta terça (18), a lei que cria o programa “Niterói Táxi Novo”. Através da iniciativa, a prefeitura oferecerá uma linha de crédito especial, com juros de 0%, para que taxistas adquiram carros novos ou seminovos. Os financiamentos terão prazo de amortização de até 60 meses e servirão também para veículos elétricos.


Nada contra os amarelinhos. Eles fazem parte da paisagem urbana, assim como em quase todas as grandes cidades do mundo. Não é exatamente uma “identidade carioca”, mas um símbolo internacional do transporte tradicional. No Rio, eles convivem com outras marcas afetivas nossas — o Mate Leão na praia, o Cachorro-Quente Genial, e tantos outros elementos que só o carioca entende.
Mas é preciso olhar para a realidade atual, e não para a nostalgia.
A reportagem mostra que o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei aumentando a frota de táxis no Rio para 1 veículo a cada 180 habitantes. Dizem que é para “adequar à demanda”.
Mas a pergunta é direta: qual demanda?
O povo não usa táxi como antigamente.
Hoje, a mobilidade do trabalhador, do aposentado, do jovem, do turista, é feita majoritariamente pelos carros e motos de aplicativo — mais rápidos, mais modernos, com preço acessível e gerando renda para quem não tem outra alternativa além de trabalhar com o próprio veículo.
E isso vale também para Niterói.
Mesmo que lá a frota não tenha aumentado, a prefeitura aposta em modernização com juros zero. Mas, seja no Rio ou em Niterói, o fato é que não existe mais demanda espontânea que justifique ampliar ou incentivar modelos antigos como se fossem protagonistas do transporte urbano. A preferência da população já está consolidada nos aplicativos.
Aumentar frota de táxi em 2025 é como tentar reviver as antigas linhas telefônicas fixas: já tiveram importância… mas o mundo andou.
Não é lei que muda hábito do povo.
Está na hora dos taxistas raiz usarem a experiência que acumularam e entrarem também nos aplicativos, onde podem ganhar muito mais do que no sistema tradicional, utilizando toda expertise que já têm das ruas e do movimento.
Os amarelinhos podem permanecer como um símbolo, como ocorre em várias cidades do mundo.
Mas a locomoção real do povo, no Rio, em Niterói e em qualquer grande centro, segue outro caminho — e não adianta fechar os olhos para isso.
Realmente não ha demanda para o aumento , mas sua percepção sobre o taxi esta bastante equivocada.
Nas regiões pobres do rio realmente o amarelinho nao funciona por conta do poder aquisitivo da população, mas na região central , zona norte e zona sul , funciona e muito bem por sinal.
Outra desinformação é com relação a modernidade dos carros , o que sugere que ou voce nao faz uso de carros de app e taxi ou traz desinformação mesmo.
A grande maioria dos carros de aplicativo estao sucateados , carros que tem pouco tempo de uso mas em péssimo estado de conservação.
Taxis geralmente por ter uma fiscalização que funciona acaba inibindo muito mais o descuido com o veículo de trabalho.
Sugiro que converse com a categoria dos motoristas de app e com taxistas para entender melhor qual a realidade das categorias.
Trabalhei de pré posto em Táxi pir quase 2 anos, e desde 2018 eu trabalho em aplicativo. Tem muito carro de aplicativo sucateado somente por conta da Uber que não pede foto diaria dos carros como as cooperativas de seguro fazem, e de ter aumentado na marra o ano mínimo de carros a partir de 2010, um absurdo, e da prefeitura que aceita e não fiscaliza. Então, com relação aos Taxis, que só tem a prefeitura pra fiscalizar, tem o jeitinho brasileiro, sempre sabem o dia e hora da fiscalização, e mesmo assim, os motoristas que estão com o carro, alvara, autonomia, e atraso na cooperativa, são avisados assim que chegam na fila que tem batida no ponto, e ae somem e só volta quando acaba. Todos os 2 tem problemas com fiscalizações, e todos os 2 são importantes pras cidades.
Lamentável, aumentar o número de táxi, com certeza não é a vontade da categoria e sim regulamentação da concorrência predatória que a cada dia aumenta mais, dificultando a locomoção dos cariocas. as autoridades estão na contramão do que realmente precisa que é incentivo ao transporte de massa e não o do individual , onde estão os projetos de mobilidade urbana? Enquanto isso as empresas de plataforma de aplicativos explorando a mão de obra , um regime de escravidão, lastimável! O que está por trás disso? Interesses individuais enchendo os bolsos de dinheiro
Escravidão espontânea eu nunca ouvi falar! Se você está se referindo aquela pessoa que pede para se cadastrar no aplicativos e reza para ser aceita para poder trabalhar, nos horários que quiser e quando quiser para poder sustentar a sua família, já que não conseguiu arrumar outro meio, acho que é meio ridículo chamar de escravidão, pois é só arrumar outra coisa pra fazer.
Escravidão espontânea eu nunca ouvi falar! Se você está se referindo aquela pessoa que pede para se cadastrar no aplicativos e reza para ser aceita para poder trabalhar, nos horários que quiser e quando quiser para poder sustentar a sua família, já que não conseguiu arrumar outro meio, ou preferiu esse,
acho que é meio ridículo chamar de escravidão, pois é só arrumar outra coisa pra fazer.
Meu nobre, o colega só disse a verdade. Não se justifica aumento da quantidade de táxis nas ruas porque a população em sua grande maioria opta por carros de aplicativo. Essa medida só serve pra diminuir mais ainda a receita dos taxistas, a degradação da frota, a inviabilidade de manter o negócio taxi, e pir fim, pioras as condições de poluição na cidade com esse veículos circulando na maioria das vezes, vazios.
Agora o poste dá mixando no cachorro, são o taxi e que tem prioridade na utilização de transporte. O q tem a fazer diminuir os carros de aplicativo q escravizao os seus motorista e congestionam as vias urbanas. A júA q deu a liminar pra q os aplicativo usufruírem dos serviços de taxar e q deveriam estudar se era viável deixa o Rio de Janeiro ser massacrado por tantos veículos de aplicativos. Congestionando toda cidade. Motorista com seus carro vindo de Nova Iguaçu, Caxias, São João de Meriti, Niterói e de tantas outras Cidade pelo Brasil a fora.
Perfeito, nós já estamos, conhece o app Taxi.Rio? App oficial da prefeitura do Rio de janeiro que dá até 40% de desconto e muita dor de cabeça ao apps concorrentes
Escravidão espontânea eu nunca ouvi falar!
Muito de que falou até te dou razão, mas falar que o táxii já passou vc está completamente enganado, hoje em dia 90% da frota do táxi são veiculos novos, são obrigados a ter seguro para passageiro, passar por todas as vistorias, ter o estado de conservação do veiculo periciado tendo que está perfeitamente em condições para poder trabalhar, o que nao acontece nos aplicativos, carros sucateados por ter uma tarifa que nao condiz com o serviço prestado, quando chove a tarifa dos app ficam 3x mais cara que o táxi. nessas horas o táxi presta, todo mundo corre pro táxi, brasileiro quer pagar barato nao importa como vão, se tem segurança, se motorista tem habilitação, se motoristas esta foragido da justiça, tornozeleira eletrônica isso nao importa.
manutenção de um carro de aplicativo é Hilário, 90% carros com pneus carecas que a noite parece o motoqueiro fantasma, sai fogo das rodas por ja estarem no arame, lanterna quebrada, carro batido, cada parte do carro de uma cor por comprarem peças sucateadas no ferro velho e não se dão nem.o prazer de pintar (nao sobra dinheiro né), kkkkk…..
vc vai ao maiores eventos sao vários com plaquinhas de app querendo fazer o serviços por fora da plataforma o que é PROIBIDO por lei e cadê a fiscalização?
motoristas de chinelo, camiseta, tornozeleira eletrônica e quem fiscaliza isso? Nossa mobilidade urbana está um caos por não ter nenhum controle de veículos rodando na plataforma, são milhões. entrada do santos dumont vc não consegue entrar pq tem um monte de carro parado irregularmente fechando a entrada do aeroporto com gps fake jogando la na pista para se beneficiar das corridas (ISSO É CRIME), mutias vezes pegam a corrida não vão fazendo o passageiro se cansar e cancelar para ganhar uma mísera da taxa de cancelamento, mas nao gasta gnv, ligar o ar condionado então é coisa de outro planeta.
Municipio não arrecada nada, não tem receita nenhuma levando todo nosso dinheiro para o exterior, isso é modernidade? Como isso é possivel?Os aplicativos molham a mão de quem tem que molhar para continuar essa baterna urbana para funcionar.
AI EU TE PERGUNTO: ISSO É MODERNIDADE?
Romildo você como é de fora do modal como podemos notar tá falando bestrira aplicativo é trabalho escravo por causa da tarifa muito baixa.Tem que trabalhar no minimo 12 horas dia.Para o usuário é otimo como parece seu caso. Só para ilustrar,uma vorrida Copacabana até o Galeão no táxi com bandeira 1 da em media 100 reais , Uber 60 deu para entender?
Caro Luiz
Vc não conta com as responsabilidade que o taxista tem que ter pelo visto em relação aos apps pelo visto.
Quanto aos apps eles não colocaram arma na cabeça de ninguém para trabalhar com ele,portanto se não está satisfeito saia e procure outra coisa.
Tem que divulgar o app.do taxi rio
Propaganda na TV
Autidoor nas chegada ao Rio de Janeiro
Saída dos voos nos aeroportos
Vc falou tudo amigo..eu sem palavras
KKKKKK que povo que não anda mais de táxi? Aquele que nunca andou? KKKKKK você pelo visto não está nas ruas do Rio diariamente. Meu ponto vive descoberto por falta de táxi. Assim como diversos outros pontos de táxi. Qualquer jogo do Flamengo no Maracanã, falta táxi. Mas eu devo tá errado, certo tá você.
Taxi é legalizado e traz total segurança ao passageiro.
O aplicativo como se refere, é a pirataria no qual o preço vale mais que sua própria vida. Taxi sempre existiu e não é a pirataria que vai dominar e acabar.
Quem sabe o que e bom ,não troca!! E outra muitos usam seus carros próprios para acrescentar renda e não fonte de desemprego.
Pirataria tem que acabar!!!!
Taxi legalizado!!!!!!! Segurança ao passageiro !!!!
Discordo da sua ponderação com o aplicativo Rio taxi, o preço é melhor que os aplicativos, carros ruins e com motoristas despreparados são os aplicativos que cancelam sempre as viagens além de engarrafar sobremaneira o trânsito.
Sem noção é quem anda de moto pois na maioria dos acidentes o carona é quem se machuca, não obedecem as leis de trânsito e só andam em alta velocidade.
O taxista também depende do carro para viver e seu carro não pode ser bico e trabalhar quando quer.
Adianta nada, vai só povoar ainda mais a zona sul, porque nos outros bairros quase não se vê Táxi, vai em Copacabana parece um estacionamento de táxis andando devagar na esquerda pra ver se paga algum turista.
Não queremos aumento !!! Não temos demanda suficiente, parem de loucura . Temos família …
Meu querido ,se você acha que os app de carros particulares geram renda pros seus motoristas,deve ser que você votou no PT,que as vários anos sucateou o país e continua sucateando, não gerando empregos por falta de investidores que preferem investir em outros países do que no nosso e principalmente em nosso estado,aonde tivemos vários governadores ladrões, igual ao Lula ladrão
🗣️ realmente não adianta fechar os olhos para isso é o que se vê carros péssimos carroças de aplicativos acidente de moto diárias superlotando os hospitais principalmente com gente jovens quando não morre ficam com sequelas e não produzem mais onerando a saúde pública que já é péssima O barato que sai caro a Uber achou que em três anos no máximo acabaria com a frota de táxi no Rio de janeiro e no Brasil não conseguiram um serviço que até começou bem mas o olho grande a ganância mostra sua cara
Sou taxista, mas esse comentário foi corretíssimo .
Esse site de 10 matérias ( 09 nove) falam do eduardo Paes……
Fala em mobilidade urbana em se adequar ao sistema que sistema isso é acabar de matar nós taxista eles não tem controle sobre os apps querem dar um cala boca pára os auxiliares como vão conseguir pagar o carro com um taxa de juros super altas
E muito bonito o discurso desse cidadão aí de cima , a verdade que o amarelinho do RJ existe e sempre vai existir,quando a pl 1498/25 for aprovada nós vamos parar o RJ , peão ficar a câmara dos vereadores a cumprir o que está escrito e o prefeito vai ter que ceder isso tudo vai acontecer em época de eleições vc não e taxista, concordando com esse discurso
E muito bonito o discurso desse cidadão aí de cima , a verdade que o amarelinho do RJ existe e sempre vai existir,quando a pl 1498/25 for aprovada nós vamos parar o RJ , peão ficar a câmara dos vereadores a cumprir o que está escrito e o prefeito vai ter que ceder isso tudo vai acontecer em época de eleições
E muito bonito o discurso desse cidadão aí de cima , a verdade que o amarelinho do RJ existe e sempre vai existir,quando a pl 1498/25 for aprovada nós vamos parar o RJ , para obrigar a câmara dos vereadores a cumprir o que está escrito e o prefeito vai ter que ceder isso tudo vai acontecer em época de eleições vc não e taxista, concordando com esse discurso
Lamentável, aumentar o número de táxi, com certeza não é a vontade da categoria e sim regulamentação da concorrência predatória que a cada dia aumenta mais, dificultando a locomoção dos cariocas. as autoridades estão na contramão do que realmente precisa que é incentivo ao transporte de massa e não o do individual , onde estão os projetos de mobilidade urbana? Enquanto isso as empresas de plataforma de aplicativos explorando a mão de obra , um regime de escravidão, lastimável! O que está por trás disso? Interesses individuais enchendo os bolsos de dinheiro
Esse aumento do número de táxi por habitantes do município não é uma necessidade de momento. Taxistas tem demandas muito importantes para conquistar. Fiscalização,pontos de apoio, vistorias, exigências caras para manter táxi legalizado e vistoriado, tempo absurdo para uma permuta de veículo, nenhuma linha de financiamento. Com o fim do fat taxista no governo Bolsonaro perdemos uma linha de financiamento mais acessível. A prefeitura ciente disso deveria estar buscando BNDS para oferecer linha de crédito e incentivo para substituição da frota por híbrido ou elétrico. Taxista no RJ luta contra Uber, empobrecimento e prefeitura com suas exigências absurdas para regularizar um veículo táxi na cidade.
Você é tão burro que você fala que os aplicativos dominaram como se não o taxista não fosse também um motorista de aplicativo. Inclusive, no Brasil, já existiam aplicativos de táxi antes mesmo da chegada da Uber. Inclusive hoje a Uber oferece táxi no Rio e a demanda é GIGANTE! Simplesmente não para de tocar. Enfim, vá fazer uma pesquisa de campo antes de falar merda.
Medida para tentar se eleger. Estou no táxi há 28 anos e cada dia a escassez de passageiros aumenta por conta de aplicativos de carros e motos.
O prefeito vai conseguir piorar o que já está ruim.
Cadê os repórteres investigativos, sumiram, VAI UMA DICA, VEJAM AS PESSOAS DONAS DAS MAIORES FROTAS DE TAXI DO RIO DE JANEIRO.
Depois noticiem.
“Cria de César Maia , e aquele que R..b. ,mas faz, e o P…”
“Esse não da no em pingo d’água, vide o( já é), nome dado no cumprimento dos amiguinhos, VERDADE SEJA DITA, cara e um LULA com diploma. Tamu f…..
Não publicaram meu real comentário, porque será
“Cria de César Maia , e aquele que R..b. ,mas faz, e o P…”
“Esse não da no em pingo d’água, vide o( já é), nome dado no cumprimento dos amiguinhos, VERDADE SEJA DITA, cara e um LULA com diploma. Tamu f…..
Época de eleição aparece cada coisa. Adequar à demanda? Só rindo. Se eles pensassem na população, pensaria em desenvolver um aplicativo eficiente como o da Uber, em criar regras de condutas , educação e éticas para uma grande quantidade de taxistas bandaleiros e linha de crédito para renovar a frota, a exemplo de Niterói. O que adianta aumentar a frota se todos pegam transporte de aplicativo. Um político decente ia pensar em adequar o táxi para competir com os transportes de aplicativo, não só aumentando a frota. Só para lembrar: quem se sente confortável para solicitar uma corrida na rodoviária ou aeroporto sem ser assaltado no valor?