Um levantamento da Light, concessionária de energia elétrica do Rio, indica que 40 em cada 100 clientes têm “gatos de luz” ou algum outro tipo de esquema de furto de energia. Só entre janeiro e outubro deste ano, foram identificadas mais 118 mil instalações irregulares e quase 2,4 mil ligações clandestinas – os famosos “gatos de luz” – na área administrada pela empresa.
Segundo a empresa, municípios da Baixada Fluminense e bairros da Zona Oeste são os que mais enfrentam problemas por furto de energia. O prejuízo causado pelos casos em todo o Rio é estimado em R$ 1,3 bilhão por ano. O total de energia desviada recuperada pela concessionária seria suficiente para abastecer 54 mil residências por um ano inteiro, segundo a Light.
Furto de energia fez mais de 1,3 mil transformadores pifar no verão passado
O problema costuma causar problemas mais críticos no verão. Entre dezembro do ano passado e abril deste ano, cerca de 1.320 transformadores queimaram por conta de sobrecarga causada por furto de energia, de acordo com a pesquisa. 400 mil clientes foram afetados.
Nesta quarta (12), a Light anunciou o início de um plano estratégico para a temporada de verão. O programa deve incluir ações de fiscalização nos 31 municípios atendidos pela empresa. Agentes vão atuar em parceria com o Centro de Operações Rio (COR) e com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Além da fiscalização, a empresa também pretende intensificar ações de reparo emergencial, como podas em árvores próximas à fiação de energia. Até o fim de 2025, eles esperam podar 364 mil árvores. O Plano Verão deve seguir até o primeiro trimestre de 2026.

