Uma emenda incluída no projeto do novo “mais valerá” do prefeito Eduardo Paes (PSD) libera a construção de mais três andares comerciais no Mercado Municipal do Rio (Cadeg), na Rua Capitão Félix, em Benfica, Zona Norte da cidade. A proposta do executivo foi aprovada pela Câmara, nesta quarta-feira (5), e aguarda apenas a sanção do prefeito.
De acordo com o texto adicional, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), o Cadeg poderá ter dez pavimentos, com até 31 metros de altura, um aumento em relação aos atuais sete andares. O parlamentar ressaltou a importância da emenda, reconhecendo o Cadeg como um patrimônio gastronômico, comercial e cultural do Rio.
‘Evolução natural das atividades comerciais no local’
“O mercado merece condições adequadas para continuar crescendo e atendendo a cidade. A emenda ajusta o gabarito de sete para dez pavimentos, acompanhando a evolução natural das atividades comerciais no local. Com isso, ampliamos o potencial econômico e a capacidade de oferta de serviços, fortalecendo um dos mais importantes centros de abastecimento e comércio do Rio”, afirmou Freitas.
O “mais valerá” de Paes, segunda edição do programa apenas em 2025, autoriza a ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais mediante o pagamento de uma contribuição aos cofres municipais. Ao todo, o projeto recebeu 44 emendas, das quais 21 foram aprovadas pelos vereadores.
Sobre o Cadeg

O antigo Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) foi criado em 1907, para substituir o icônico Mercado Municipal da Praça Quinze. Em 1957, os comerciantes iniciaram a construção do novo mercado em Benfica, na Rua Capitão Félix, concluída em 1962, tornando-se um marco histórico do Rio.
Em 2012, passou a ser oficialmente chamado de Mercado Municipal do Rio. Hoje, o Cadeg é um importante centro comercial que oferece alimentos, bebidas, artigos de decoração e vestuário, além de restaurantes e serviços como bancos, loteria, farmácia e caixas 24 horas.


o Dudu… e sua tropa dando autorização para mas 1 puxadinho, interno, fizeram uma escada diagonal, em andamento , com a certeza da aceitação do Dudu, sem medir as consequências, prédio antigo, exerço de pesos, faixada horrível!
Lugar escuro, sujo e caro, fui uma vez pra nunca mais, almocei num restaurante que a comida não passava de um prato feito.
O Cadeg tem coisas bpaz não precisa menosprezar p local acpmo ps dois comentários falo issp pois o conheço bem ,o Mercadão de Madureira e quase ibual a ele maiz e bem popular tem de tudo ou quase .
Aos poetas de mensagens prontas, que ficam criticando o CADEG, sigo o CADEG pois vão achar que estou do lado de dos integrantes da turma do lenço e jamais o farei.
O CADEG pra quem conhece e frequentava nos anos 90, sabe o quanto evoluiu e cresceu, não conheço um lugar ali onde comi e saí insatisfeito com sabor ou quantidade. Aos que lembram, na volta das danceterias , era certo a nossa ida ao CADEG de madrugada, comer o melhor joelho do RJ.
Um lugar bom porém tudo muito caro
Esses que criticaram deve ter adorado a bosta do Mercado Municipal de Niterói, que de Mercado não tem nada, ambiente para Ricos
O Mercado CADEG tem venda de flores e plantas com muita variedade e opções.Diversidade em restaurantes, encontro da cultura portuguesa aos sábados.comentário , boa opção de abastecimento para comércio. Comentários preconceito não cabe! Uma reforma vale muito.