A Prefeitura do Rio publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (23), a criação de um programa que pretende trazer mais voos internacionais para a capital. O Programa Municipal de Fomento a Novas Rotas Aéreas Internacionais planeja criar novas rotas e aumentar a frequência de voos para a capital como forma de atrair mais turistas para a cidade.
A proposta do plano assinado por Eduardo Paes (PSD) é usar recursos do Fundo Municipal de Turismo para oferecer apoio financeiro e parcerias a companhias aéreas nacionais e estrangeiras. As companhias participantes terão que propor projetos de ampliação da malha aérea, levando em conta a viabilidade técnica, o impacto econômico na cidade e o potencial para o turismo.
Com mais voos, Rio quer virar hub aéreo estratégico
Os projetos apresentados pelas companhias serão avaliados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também fica responsável por regulamentar o processo de submissão e a concessão de incentivos.
Com o aumento de voos, a cidade pretende se tornar uma espécie de “hub aéreo estratégico”, de acordo com o decreto, fortalecendo o potencial do Rio no cenário competitivo de destinos turísticos internacionais. O Programa já entrou em vigor e deve ser regulamentado nas próximas semanas.

