A conquista do voto feminino no Brasil completa 94 anos em 2026 e será lembrada com um debate promovido pela Escola do Legislativo do Rio (Elerj). A palestra acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, na sede da escola, na Rua da Ajuda, 5, 2º andar, no Centro do Rio, com participação presencial e transmissão ao vivo pelo YouTube.
O tema será “Voto feminino como direito: a política de cotas e seus impactos na democracia”. A proposta é discutir como as cotas eleitorais, o sistema político e o financiamento de campanhas influenciam a presença das mulheres nos cargos eletivos.
Especialistas vão discutir financiamento de campanha e sub-representação feminina
Entre os convidados estão o mestre em Sociologia Política Carlos Frota, o advogado Márcio Alvim, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, a advogada e ex-desembargadora eleitoral do TRE-RJ Kátia Valverde Junqueira e a professora e pesquisadora Jaqueline Martins. A ideia é debater como a distribuição de recursos de campanha e as regras eleitorais impactam as candidaturas femininas.
Evento é gratuito e tem inscrições até 23 de fevereiro
A atividade é gratuita. As inscrições podem ser feitas até 23 de fevereiro de 2026, pelos canais oficiais da Elerj. Quem não puder comparecer presencialmente poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da escola no YouTube.

