O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), se reuniu nesta quarta-feira (27), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para consolidar a parceria entre a prefeitura e o governo federal que vai viabilizar o início das obras do VLT na cidade. No encontro, Haddad assinou a autorização o financiamento de R$ 450 milhões para a implantação do projeto, aprovado pelo Novo PAC.
O plano prevê uma linha de aproximadamente 5 quilômetros, ligando a Zona Norte ao Centro, com dez estações que atenderão os bairros Barreto, Engenhoca, Santana, São Lourenço e Centro. O traçado começou a ser estudado ainda na gestão anterior de Neves e, com a liberação dos recursos federais, poderá sair do papel.
“Vai trazer muita tranquilidade para os trabalhadores e oferecer um transporte de primeiro mundo, com qualidade, dignidade e segurança”, afirmou Haddad.
Segundo a Prefeitura de Niterói, a implantação do primeiro VLT no município permitirá a reestruturação urbana, a criação de novos trajetos para pedestres e a redução do tráfego de veículos, promovendo mais eficiência e qualidade de vida na região.
“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte e para os trabalhadores da cidade. Ao mesmo tempo, teremos uma estação de integração e vamos reduzir a quantidade de ônibus que chegam de municípios vizinhos. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse o prefeito Rodrigo Neves.