A Unidos de Vila Isabel anunciou, neste sábado (10), o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no carnaval 2026. Com o título “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, a escola homenageia o artista Heitor dos Prazeres, nome fundamental da cultura popular brasileira.
Criador dos termos “Pequena África” e “África em miniatura” para se referir à região da antiga Praça Onze, Heitor foi muito mais que pintor: foi músico, compositor, capoeirista, figurinista e sambista. Ele ajudou a fundar escolas como a Portela e a Mangueira e venceu o primeiro concurso de samba, antes mesmo dos desfiles oficiais.
O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Segundo a dupla, não se trata de uma biografia tradicional, mas de um olhar sonhador e simbólico sobre o universo de Heitor.
“Em um documentário gravado em 1965, no seu ateliê de pintura, Heitor enfatiza a dimensão do sonho para o seu trabalho. Tudo ele sonhava. Este foi o fio que decidimos usar para a costura do enredo: o ato de sonhar o samba, o desejo de sonhar uma vida mais festiva, colorida, comunitária. Ele sonhou com uma África no coração da Primeira República – uma África em festa, cuja população se reúne para cantar, dançar, comer, fazer macumba”, destacou Bora.
A inspiração para o título do enredo vem de “Tia Chimba”, uma embolada composta por Heitor e Paulo da Portela, além do poema “Sonho de um Sonho”, de Carlos Drummond de Andrade — que era amigo pessoal do artista e chegou a receber dele um quadro.
A relação de Heitor com a Vila Isabel vai além. Ele foi parceiro de Noel Rosa e teve composições gravadas por Martinho da Vila. No fim da vida, participou do Festival de Artes Negras no Senegal, onde dois filmes brasileiros sobre ele e a Vila foram exibidos juntos, reforçando o elo entre o sambista e a escola.
O presidente da Vila, Luiz Guimarães, afirmou que o objetivo é lutar pela quarta estrela do carnaval.
“A administração está totalmente empenhada e dedicando todos os recursos necessários para que possamos conquistar a nossa quarta estrela. Acredito muito nesse enredo e nos profissionais que o desenvolverão. Agora, contamos com a força, a garra e o apoio do povo de Noel para fazer deste o ano da nossa glória”, destacou Guimarães.