A Câmara do Rio entrou numa nova disputa acirrada pela Mesa Diretora. Mas, calma, não é a possível dança das cadeiras dos vereadores previstas só para a virada do ano. São 51 alunos da rede municipal de educação que competem pela Mesa Diretora da Câmara Juvenil, projeto que leva os estudantes a vivenciar a experiência de ser um parlamentar de verdade.
E a turma leva tão a sério que quatro chapas participam da disputa. Os grupos ganharam nome de Unidos Carioca, Sorriso do Amanhã, Palácio Pedro Ernesto e Ashia, e contam até com vídeos de campanha nas redes sociais. A eleição da Mesa Diretora Juvenil será realizada nesta sexta-feira (03), às 15h, no Plenário da Câmara, o mesmo usado pelos vereadores “sêniors”.
Está é a segunda legislatura da Câmara Juvenil, um programa da Câmara Municipal do Rio realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Todos os vereadores mirins cursam do 4º ao 9º ano, têm idades entre 10 e 17 anos, e representam proporcionalmente cada Coordenadoria Regional de Educação.
No final do ano, as propostas criadas e aprovadas por eles serão enviados aos parlamentares da Câmara do Rio como sugestões de projetos que podem virar novas leis municipais. Até dezembro, os representantes da Câmara Juvenil vão se reunir presencialmente no Palácio Pedro Ernesto uma vez ao mês, terão aulas online sobre o processo legislativo e as atribuições de um vereador. Nos primeiros encontros virtuais, os estudantes terão aulas sobre os direitos fundamentais e irão conhecer quais são os cargos da Mesa Diretora, além da atuação das Comissões Permanentes, por exemplo.