O vereador Pedro Duarte (Novo) e o vice-presidente do Vasco, Renato Brito, vão se reunir com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, para discutir os estudos de expansão do VLT até o estádio de São Januário. O encontro — ainda sem data — foi alinhado nesta terça-feira (25), durante a reunião do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada do clube.
Duarte, que representa a Câmara no conselho, já havia solicitado, em outubro, a extensão do VLT até São Cristóvão, ampliando o pedido para alcançar também o Mercado Municipal do Rio (Cadeg), em Benfica. Desta vez, porém, a expectativa é apresentar uma proposta para que a prefeitura revise o traçado inicial e leve o transporte sobre trilhos às proximidades do estádio.
Pedido de expansão do VLT a São Januário foi levado à CCPar
O ofício anterior foi enviado pelo parlamentar em 23 de outubro à Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa da prefeitura responsável por estruturar e gerenciar projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões na cidade. O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, também recebeu o documento.

Substituição do BRT pelo VLT e VLP no Rio
Cabe destacar que a Câmara do Rio aprovou, no mesmo dia, o projeto de lei complementar da prefeitura que prevê a substituição do sistema de ônibus articulados (BRT) por VLT e VLP. A mudança abrange os corredores TransOeste, TransCarioca e a AEIU da Região do Porto, incluindo São Cristóvão.
Outra ideia apresentada na reunião do Conselho Consultivo de hoje foi a criação de um projeto semelhante ao que está sendo executado na Favela do Aço, em Santa Cruz, com a oferta de unidades habitacionais populares. A proposta, direcionada para a região da Barreira do Vasco, foi apresentada pelo vereador Zico (PSD), suplente no conselho, mas ainda não foi oficializada.

