O patrono da arma de Cavalaria do Exército Brasileiro está desarmado no Centro do Rio. O Monumento ao General Osório, na Praça Quinze, perdeu mais um item. Dessa vez, foi a espada da estátua de bronze que foi roubada. Ainda não se sabe a autoria do episódio de vandalismo.
A informação foi publicada pelo “Diário do Rio”. Além da espada desembainhada que o General empunha no monumento, outros detalhes da escultura também foram levados nos últimos meses. Em setembro, vândalos roubaram pedestais de bronze que ficavam ao redor da estátua.
Além delas, esculturas de cavalos, balas de canhão, uma placa de bronze e grades que fazem parte do monumento já foram depredadas e furtadas anteriormente. A principal suspeita é de que os itens tenham sido roubados para serem revendidos em ferro-velhos, crime comum em monumentos na região.
Estátua do General Osório foi feita com metal do século XIX
O monumento está instalado no Centro desde 1894. Ele foi feito usando o bronze dos canhões capturados pelo Brasil na guerra do Paraguai, em que General Osório lutou. O militar atuou também na Revolução Farroupilha e na Guerra do Prata. Foi marechal do Exército, recebeu o título de Marquês do Herval e se tornou um dos patronos do Exército brasileiro – motivo pelo qual foi homenageado com monumento.