O número de utilizações do cartão Jaé neste sábado (2), primeiro dia de uso obrigatório do novo sistema de bilhetagem nos transportes municipais do Rio, dobrou em relação ao sábado anterior (26) e ultrapassou, pela primeira vez, o uso do Riocard. A data marca a transição definitiva nos ônibus, VLT, BRT, vans e cabritinhos.
Foram registrados cerca de 1,2 milhão de embarques com o Jaé, contra 583 mil na semana passada, atingindo 75% da média de uso registrada anteriormente com o RioCard. O público do Vale-Transporte teve aumento expressivo: saltou de 87,5 mil para 408,2 mil viagens, uma alta de 370%.
No metrô, que já aceita o novo cartão, foram contabilizados 15.633 embarques com o Jaé neste sábado. O volume de recargas no cartão nos últimos 30 dias chegou a R$ 149 milhões, um aumento de R$ 24 milhões em relação à quinta-feira (31).
Recorde de novos cadastros
A sexta-feira (1º) e o próprio sábado (2) registraram recorde de novos cadastros: cerca de 52 mil na sexta e 50,3 mil no sábado. Apenas em julho, aproximadamente 700 mil pessoas foram cadastradas. Segundo a Prefeitura do Rio, o Jaé já soma 3,5 milhões de cadastros.
Desde 5 de junho, beneficiários de gratuidades — como idosos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e estudantes — já eram obrigados a utilizar o Jaé. Com a mudança iniciada neste sábado, o novo sistema passou a ser exigido para todos os passageiros do transporte municipal.