Marcado para acontecer nesta sexta-feira (06), o leilão dos 11 andares da UFRJ no edifício Ventura Corporate Towers, no Centro, foi suspenso — por falta de interesse. Ninguém apresentou propostas até a última terça (03), prazo final para manifestar interesse nas unidades da instituição.
Mesmo sem propostas, a UFRJ não desistiu do certame e já informou que está revisando o edital para tornar o leilão mais atrativo para o mercado. “A ausência de propostas não compromete a estratégia institucional”, informou, em nota, a universidade, que prometeu divulgar um novo cronograma do processo em data “oportuna”.
Leilão já tinha sido adiado em 2025
Inicialmente, a abertura dos envelopes estava marcada para acontecer em novembro do ano passado. Às vésperas do leilão, a universidade decidiu adiar para “ampliar a competitividade do certame”, sem entrar em detalhes sobre as propostas recebidas.
O espaço leiloado equivale a 16,6 mil metros quadrados do prédio, que fica na Av. República do Chile. Inaugurado em 2010, o Ventura foi construído em um terreno que pertencia, originalmente, à UFRJ. Por isso, a instituição recebeu uma porcentagem do prédio e sedia atividades de sua Escola de Música lá. A maior parte do complexo é alugada para outras empresas.
Reitoria planeja trocar espaço no prédio por obras em outras unidades da UFRJ
A universidade quer abrir mão do espaço por conta do custo alto para manter as unidades. Segundo a reitoria, cerca de R$ 5 milhões do orçamento da instituição são usados todo ano para pagar a taxa de condomínio do Ventura. Além disso, a UFRJ afirma que o prédio não oferece as condições ideais para sediar atividades da Escola de Música.
A ideia da reitoria é, em troca dos andares leiloados, realizar dez obras em outras unidades da instituição. O projeto prevê sete intervenções no campus da Cidade Universitária, duas no Centro e uma no de Macaé. As ações incluem desde novas construções até reformas de espaços já usados pela instituição. Ao todo, as obras vão alcançar 84 mil metros quadrados do patrimônio total da UFRJ.

