O projeto que prevê a troca dos BRTs por VLTs no Rio será tema de audiência pública na Câmara dos Vereadores, nesta quinta-feira (28), às 10h. Será debatido o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 56/2025, de autoria do prefeito Eduardo Paes (PSD), que autoriza a substituição do atual sistema de ônibus articulados do BRT por veículos leves sobre trilhos ou por modais de tecnologia similar nos corredores Transcarioca, Transoeste e eventuais expansões através de uma nova Parceria Público-Privada (PPP).
A audiência será conduzida pelos vereadores Marcelo Diniz (PSD), Flávio Pato (PSD) e Poubel (PL), presidente, vice-presidente e vogal da comissão, respectivamente. A expectativa é que a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, compareça para apresentar esclarecimentos técnicos, responder às dúvidas dos parlamentares e da sociedade civil e detalhar o conteúdo do projeto.
O projeto foi protocolado pelo executivo no dia 5 de agosto e prevê a substituição do atual sistema de ônibus articulados do BRT por modais VLT, Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ou similares. Pelo modelo de concessão patrocinada, caberá à iniciativa privada investir em infraestrutura, operação, manutenção e possíveis ampliações do sistema. Ao fim dos debates, os parlamentares decidirão se apresentarão emendas ao projeto.
Entre as vantagens destacadas pelo município estão maior conforto, pontualidade, integração ao sistema de transporte, redução de ruídos e de emissões de poluentes. Outro diferencial é a possibilidade de aproveitamento da infraestrutura já existente nos corredores do BRT, o que diminui impactos urbanísticos e dispensa desapropriações.
Vai ser aprovada porque esses Vereadores são meros carimbadores da vontade do Prefeito …todos corrompidos e comprados por cargos e secretárias ….
Nem terminaram direito um projeto…e já vão substituir por outro. Ou seja … toraram dinheiro público comprando frotas de BRT. Alguém vai ganhar dinheiro com essa suposta substituição…
melhor o Dudu esperar virar governador ano q vem e lançar a extensão do metro de uma vez…
Ou deveria existir frota de BRT elétricos assim substâncias poluentes
O Rio de Janeiro já está muito atrasado quando falamos em mobilidade urbana! O Rio tem que ter o VLT em todas às linhas que foram feitas para o BRT . E mais…o Governo do estado e a Assembleia Legislativa tem que fazer uma lei que obrigue o Estado e o município do Rio a construir direto o Metrô Rio e conecta-lo diretamente com a Supervia. Tem que ser um projeto de décadas! A Supervia, o Metrô Rio e o VLT devem se chamar Companhia Carioca de Trens Metropolitanos ou CCTM, como é em São Paulo. O Rio merece isso!
Deveriam ter um projeto de lei de construir ônibus elétricos só assim ia de diminuir substância poluentes tipo BRT deveria ser elétricos
É só colocar BRTs elétricos, sem ruído e sem poluição, pq VLT OU VLP, não vai alterar velocidade ou capacidade de forma notável. Só vai gastar mais dinheiro heiro de forma burra ou intencionada pra ter um ganha lá, ganha aqui entre empresários e políticos. Pq não faz sentido, VLT não é transporte de massa pra atender demanda de metrô, muito menos de longas distâncias onde Transcarioca e Transoeste tem mais de 30km de trajeto. Outro fato é que vai competir com o trânsito e ficar sujeito aos semáforos da mesma forma que o BRT.
A lógica correta é fazer a antiga linha 6 do metrô Alvorada X Galeão tomada em grande parte pelo trajeto da Trasncarioca absurdamente, onde a demanda sempre foi de metrô e fazer uma linha Alvorada x Campo Grande via Guaratiba e depois Guaratiba x Itaguaí. O BRT seria o complemento de superfície de forma mais paradora conectando estações intermediárias ou então pode ser extinguido e ser picotado em várias linhas VLT ligando o interior dos bairros aos eixos do metrô com a tarifa máxima sendo o preço do metrô e não pagar nada além caso haja troca de modal.
Lugar pra colocar VLT não falta. Tem a proposta da linha Vila Isabel e dentro da Barra que vale a pena, pode fazer entre Vargens e a orla do Recreio cruzando o eixo da Av das Américas, tem os interiores de Jacarepaguá, os interiores de Campo Grande, outras linhas ao redor do Centro, linhas no bairro de Realengo, Bangu e etc…..
O BRT tbm tem capacidade de alcance Metropolitano se ganhar a sua linha Translight vindo de Nova Iguaçu ou Queimados com ampliação norte ecom ampliação sul da Pavuna até Madureira cruzando com o Transbrasil no Shoppings Jardim Guadalupe e conectando com o Trasncarioca em Madureira. A Via Light tbm pode chegar até a linha Amarela por meio de túneis. Ainda há um projeto da Transbaixada com BRT, uma pista q ligaria a Via Light conectando com o Translight, passando pela Dutra e chegando a BR040, de forma horizontal.