O projeto que prevê a troca dos BRTs por VLTs no Rio será tema de audiência pública na Câmara dos Vereadores, nesta quinta-feira (28), às 10h. Será debatido o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 56/2025, de autoria do prefeito Eduardo Paes (PSD), que autoriza a substituição do atual sistema de ônibus articulados do BRT por veículos leves sobre trilhos ou por modais de tecnologia similar nos corredores Transcarioca, Transoeste e eventuais expansões através de uma nova Parceria Público-Privada (PPP).
A audiência será conduzida pelos vereadores Marcelo Diniz (PSD), Flávio Pato (PSD) e Poubel (PL), presidente, vice-presidente e vogal da comissão, respectivamente. A expectativa é que a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, compareça para apresentar esclarecimentos técnicos, responder às dúvidas dos parlamentares e da sociedade civil e detalhar o conteúdo do projeto.
O projeto foi protocolado pelo executivo no dia 5 de agosto e prevê a substituição do atual sistema de ônibus articulados do BRT por modais VLT, Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ou similares. Pelo modelo de concessão patrocinada, caberá à iniciativa privada investir em infraestrutura, operação, manutenção e possíveis ampliações do sistema. Ao fim dos debates, os parlamentares decidirão se apresentarão emendas ao projeto.
Entre as vantagens destacadas pelo município estão maior conforto, pontualidade, integração ao sistema de transporte, redução de ruídos e de emissões de poluentes. Outro diferencial é a possibilidade de aproveitamento da infraestrutura já existente nos corredores do BRT, o que diminui impactos urbanísticos e dispensa desapropriações.