A substituição do sistema de ônibus articulados, o BRT, por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou Veículos Leves sobre Pneus (VLP) foi aprovada, na tarde desta quinta-feira (16), em primeira votação, na Câmara do Rio. A votação foi realizada em sessão extraodinária na casa. O projeto, do prefeito Eduardo Paes, foi lançado em agosto e abrange os corredores Transcarioca e Transoeste “e eventuais expansões.”
A expansão do sistema, segundo o texto do projeto, é para o Centro, que já possui linhas de VLT integrando diversos pontos, como Praça Quinze, rodoviária e aeroporto Santos Dumont, e São Cristóvão, que receberia estações em diversos pontos, como o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, o BioParque, Quinta da Boa Vista, hospital Quinta D’Or, assim como as estações São Cristóvão do Metrô e Trens Metropolitanos e a estação Leopoldina.
Oposição critica troca do BRT e fala em desperdício de dinheiro
Apesar de ser a favor da troca dos modais, o vereador Pedro Duarte (Novo) fez críticas à prefeitura devido aos investimentos feitos no BRT que, segundo ele, chegaram a R$ 3 bilhões.
“A prefeitura acabou de investir na troca de asfalto por concreto. Foram centenas de milhões de reais investidos para a reforma das estações e para a troca de asfalto por concreto porque, de fato, aquele asfalto com BRT ficava todo troncho. Agora vai tirar o concreto e botar trilho. Então, por que botou o concreto?”, questionou.
A defesa do projeto ficou por conta de Wagner Tavares (PSB), da base do governo.
“Vamos discutir aqui em fazer um transporte público melhor, um transporte de massa. A gente sabe que esse projeto vai dar mais qualidade ao transporte público do Rio de Janeiro. Esse VLT, já foi demonstrado, suporta transportar uma quantidade grande de passageiros. Não é o mesmo VLT aqui do Centro. É um VLT mais modernizado, com mais capacidade de transportar as pessoas”, afirmou, aproveitando para pedir a extensão do sistema para a Ilha do Governador.
Na parte da manhã, a Comissão de Transporte da casa realizou uma audência pública para debater o tema.


Alô políticos de ocasião, Jacarepaguá nos bairros do anil, freguesia, pechincha e tanque, estão na fila dependendo de melhorias no transporte público
Tá de sacanagem né Sr . Eduardo , as obras do bairro maravilha aqui no Cj. Recanto das garças em Bangu foi abandonado . Já arrumou uma nova obra para desviar recurso público ? Acaba de fazer o saneamento aqui seu miserável.
Lá vai nosso dinheiro para a lixeira,e muita cara de pau trocar essa fortuna de asfalto por trilho,muito dinheiro no bolso do prefeito
GASTOU BILHÕES DE REAIS PRA COLOCAR O BRT, E AGORA QUER GASTAR MAIS BILHÕES DE REAIS PRA MUDAR O SISTEMA PRO VLT.
SERÁ QUE PENSAM QUE O DINHEIRO DO POVO NASCE NOS LIXOS.
QUE FALTA DE RESPEITO.
Vc está certo. Porém, mesmo com o investimento feito nos BRT, continua o sofrimento pra quem usa. Pq já estão voltando a ficar lotados. Parece que mais pessoas aderiram ao BRT e deixaram outros meios. Então eu sou a favor dessa mudança. Se vai melhorar pro povo sofrido que pega , tem que ser feito o investimento.
Volto a repetir. VOCÊ 🫵🏾 ESTA CERTO NO QUESTIONAMENTO. Planejamento muito Ruim. Eles não fariam isso em uma obra na casa deles.
ESCARNIO COM O DINHEIRO PUBLICO.
OPREFEITO EDUARDO PAES FAZ E DESFAZ COM O ORCAMENTO DO EXECUTIVO MUNICIPAL.
RECEM ADQUIRIU OS NOVOS BRTS, RENOVANDO A FROTA.
ABSURDO A CAMARA DOS VEREADORES APROVAR ESSE DESPERDICIO.
APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA COBRAR DAS AUTORIDADES DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO A VALIDADE DA LEI MUNICIPAL QUE PROIBE DUPLA FUNCAO DE MOTORISTA DE ONIBUS E COBRADOR.
LEI SANCIONADA PELO EX PREFEITO MARCELO CRIVELLA.
ONEROU O ORCAMENTO COM CRIACAO DE GUARDA MUNICIPAL ARMADA, OUTRO ABSURDO.
MONICA SEIXAS
RIO DE JANEIRO- RJ
Mais engarrafamento, mais obra… deixa assim como já está
E melhor colocar logo o trem bala
BOM DIA SRS/AS. LEITORES/AS.
OS BRTS DA TRANSCARIOCA; E TRASNOESTE, TEEM MUITO MAIS VELOCIDADE QUE OS
》》VLTS《《.
COMO FICAMOS?ANDAREMOS PARA TRÁS EM TERMOS DE MOBILIDADE URBANA.; OU VIRÁ? AQUELA FAMOSA FRASE 😈👿REACIONÁRIA💀☠️: >> SAIA DE CASA MAIS CEDO<<.
IMANU'EL
Com certeza vai haver demissão no setor
Me parece que a velocidade do VLT será de até 90 km por hora.
Dinheiro do povo jogado no lixo.como sempre! Onde tem Políticos ,há roubo. Alguém já pensou e implantar monotrilho? Voltando com mais faixas de rolamento na avenida Brasil. Pois o engenheiro anterior não fez num estudo, simplesmente assinou o contrato, fez a obra e pegou o malote. Pouco se importa por um projeto eficiente.
Bom dia. Não estou defendendo, pois ao meu ver nem deveriam ter colocado BRT, isso foi pra desviar dinheiro, com certeza, estava na cara que o correto seriam trilhos desde o início, porém o VLT do centro tem velocidade limitada de propósito, pois foi pensado pra turismo, na verdade a velocidade que eles atingem é bem maior que isso.
Se você leu a matéria não será o mesmo VLT do centro da cidade
E ainda sim, o VLT do centro da cidade alcança 60km/h, o problema é ele rodar nessa velocidade ali no centro. Toda hora haveria um acidente
Hoje temos um BRT que funciona e sabemos que o VLT é bem mais lento. Com isso o tempo de viagem aumentará. A não ser que a velocidade deste modelo de VLT seja diferente. Quanto as estações as únicas modificadas de verdade, foram os novos terminais, onde o Terminal Santa Cruz, ainda está em construção, as demais continuam feias, como sempre foram. Espero que realmente dê certo esta troca, pois só quem anda de transporte público, sabe como é a saga diária para sobreviver.
O VLP e o mesmo sistema que funciona hoje única diferença e que o pneu fica escondido e o VLT a velocidade dele e reduzida porque está numa área de circulação de pessoas agora colocando ele na via do BRT a velocidade pode aumentar eu acho chega a 80 km
Não é lento não e se ler a matéria lá diz q o vlt n é igual ao do centro
Bom dia
É só gasto de dinheiro,recente trocou o azul pelo amarelo obras nas pistas pra mudar de novo,resolva o problema do Jae q deixa o povo de cabeça quente e da saúde TB exames de prevenção sendo cortado vc fica a mercê da clínica da família e o atendimento precário sisreg horrível quase 2 anos esperando uma consulta pra especialidade de ortopedista faltando remédio nas clínicas da família,olha para o q precisa Eduardo Paes e não pro q vai saí dinheiro a toa.
Essa Câmara dos Vereadores é uma comédia ….não or coisa nem ir a votação…..são meros carimbadores das vontades do Prefeito….nem investigar as Irregularidades só Pred iro investigam
É a TransBrasil ou Transcarioca? Pelo que li serão os corredores TransOeste e e Transcarioca e não TransBrasil
Sou motorista de BRT, vai ter muito motorista desempregado, já que maioria dos motoristas são antigos desde já inauguração, diga-se BRT Azul , e já tem mais de 50 anos , está uma deficiência de profissionais, e com essa mudança, vai ter muito profissional passando dificuldade,pois muitos não se aposentaram… É complicado essa mudança.
A velha Leopoldina e partes da Supervisão deveriam consorciar o vlp/vlp. A engenharia aplicada as ferrovias era a da via PLANA, com 1% de aclive e declives, para ser elevada a 1 m de altura utilizavam 100m de distância
Creio que será um retrocesso no tempo de deslocamento!
Espero que realmente os especialistas em transporte coletivo sejam consultados sobre o assunto!
Sem dúvidas será VLP. Depois da coincidência de Eduardo Paes ter trabalhado na BYD e os caminhões de lixo serem desta marca atualmente, parece que uma nova visita a China o VLP (não implantado, mas em exposição por um fabricante) foi bem avaliado.
Meu amigo, está descrito ali, é um novo modelo, os ônibus tem capacidade de chegar até 60km/h os VLP/T’s podem passar dos 80km ALÉM da maior capacidade para colocar passageiros. Transporte de massa NÃO FUNCIONA com ônibus, os BRTs são úteis MAS não tem uma vida útil tão grande(8anos) comparado aos VLP/T’s(30anos). É literalmente uma padronização extremamente eficiente para quem perturba tanto em relação aos metrôs. E aliás, os ônibus não serão descartados, podem ser utilizados para complementar rotas que não são viáveis colocar os VLP/T’s, como a TransBrasil. Aumentar a frota faz ônibus rodarem de 2 em 2, até. Aumentando o desempenho. Pesquise mais sobre e entenderá!
VLT nos corredores proposto só agregaria SE o projeto envolver eliminar os cruzamentos. Isso a engenharia resolve com tuneis ou elevados.
O fato é que é preciso multimodais e uma estratégia de transporte integrado interligando as diversas regiões da metrópole.
Certamente o modal de trilhos e muito mais rentável, menor custo com manutenção viária e dos veículos. Chega de pneu, o. Meio. Ambiente agradece,. Com certeza os vereadores aprovaram o BRT, mais vejo que o prefeito está indo no caminho certo, transporte de massa e atravéz de trilhos.
Boa noite.uma sugestão deveria ser somente ônibus BRT.o povo carioca não zela pelo transporte do rio de janeiro.o VLT e inviável
Para que essa troca???? Vão mexer no que está dando certo para fazer besteira? BRT é um meio de transporte muito bom e rápido. Já querem dificultar a vida dos cidadãos que AINDA tem dificuldades para chegar ao trabalho ou na volta para casa. Como eles não usam esses meios de transporte, estão nada se importando com a população. Misericórdia!!!
Concordo com a mudança para vlt. O vlt e muito melhor inclusive para O meio-ambiente sem emissão de gases . vai uma ideia. Seria bem interessante expandir ate o Largo do Machado..vai dar muito passageiro..
Mais um gasto absurdo de centenas de milhões e quen g paga? Coitado do povo, inicialmente já devia ter colocado VLT ao invés de BRT.
Ao invés de modar o BRT para VLT pega o dinheiro e estende o de DEODORO ATÉ SANTA CRUZ COMO VLT PELA BRASIL E ESTENDE TAMBÉM DE IRAJA ATÉ N IGUAÇU
Alguém vai ganhar muito dinheiro com essa troca..
Quando o Jae vai ser aceito trem
Boa noite.uma sugestão deveria ser somente ônibus BRT.o povo carioca não zela pelo transporte do rio de janeiro.o VLT e inviável
Como alguém que conhece de perto a realidade da gestão pública e os desafios de uma cidade como o Rio de Janeiro, entendo que toda decisão voltada à modernização do transporte deve ser recebida com responsabilidade e visão de futuro. O importante é que se busque constantemente o aprimoramento do sistema, mesmo que isso implique rever investimentos anteriores.
O Rio precisa acompanhar o ritmo das grandes cidades do mundo, adotando soluções mais modernas e eficientes, que ofereçam conforto, segurança e agilidade à população. O que não podemos é ficar presos ao que não deu certo apenas porque já foi gasto algum recurso. O verdadeiro compromisso com a cidade está em corrigir o que for preciso para entregar o melhor resultado possível.
Por isso, considero acertada a iniciativa da Prefeitura em avaliar e implementar novos modais como o VLT ou o VLP, buscando o que há de mais avançado em mobilidade urbana. É uma decisão técnica e estratégica, que aponta para o futuro e reflete o desejo de ver o Rio de Janeiro cada vez mais moderno e funcional.
Fabricar estacionamento nas principais estações…
Segurança dentro e fora das estações….
Proibição de usar Cigarros, charutos entre outros….
Respeitar filas e assentos para idosos e outros….
Ouvir músicas e falar sem fones de ouvido….
Sites com rotas a Live….
Cadeiras de Rodas a disposição….
Teremos Gentileza.