O carnaval passou e o ano de 2024 começou já faz tempo, mas o governo do estado ainda não atualizou seu Portal da Transparência com as informações das diárias concedidas desde janeiro.
E não se pode dizer que é por falta de viagem… De janeiro até agora, só o governador Cláudio Castro esteve em Portugal e já cumpriu três agendas oficiais em Brasília. A Secretaria de Turismo também desembarcou em terras lusitanas para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das principais feiras do setor.
As diárias são um auxílio, dividido em categorias, pago para cobrir despesas com alimentação e hospedagem em trabalho no exterior, outros estados ou municípios fora da Região Metropolitana do estado. As passagens aéreas não estão inclusas e são concedidas através de contrato da Casa Civil com uma agência de viagens que, em 2024, tem até R$ 2,7 milhões para gastar com os bilhetes.
Mas não é apenas o Portal da Transparência que faz mistério com os dados mais recentes. O Tempo Real identificou um processo de concessão de diária posto em sigilo, ou seja, não é possível saber o beneficiário, para onde ele foi, por quantos dias, quanto recebeu e, principalmente, a agenda de interesse ao estado do Rio de Janeiro.