O Teleférico da Providência, parado desde 2016, voltou a funcionar neste domingo (07) após uma fase de testes realizada em março. O retorno será gradual: neste primeiro mês, vai funcionar de terça a sexta, das 8h ao meio-dia, e aos sábados das 8h às 11h. Às segundas, o serviço ficará fechado para manutenção.
Para os moradores, as passagens são gratuitas. As viagens, que duram três minutos, contam com três estações e paradas: Central, Gamboa e Alto do Morro. A expectativa é de transportar três mil pessoas por dia.
Ao todo, o reestabelecimento do sistema custou R$ 42 milhões aos cofres da Prefeitura do Rio. Na cerimônia de reinauguração, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse “sentir tristeza toda vez que a gente tem que entregar algo que já entregou”. Ele afirma que a prefeitura “pagará a conta” pelo teleférico, que é gratuito, e que o governo tem um papel a cumprir em casos como esse.
O serviço foi inaugurado em julho de 2014, tendo sido construído com um recurso de R$ 75 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O equipamento foi paralisado após 2 anos, devido ao fim do contrato com a empresa operadora.