A Niterói Expo Geek, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, terá como um dos pontos altos a homenagem ao Dia do Super-Herói Brasileiro, que é celebrado nesta quinta-feira (24), mas será comemorado durante o encontro. O evento acontecerá no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, das 10h às 20h.
O evento pretende auxiliar na democratização da cultura geek no Brasil, através do resgate da memória das publicações nacionais que é de grande importância cultural. A enxurrada dos quadrinhos estrangeiros e o pouco incentivo na produção nacional contribuem para a não valorização das produções nacionais.
Na grade de programação terá feiras e estandes, maquiagem geek express, exposições, arena gamer free play e muitas outras comemorações, como o Dia do Super-Herói Brasileiro, que foi idealizado pelo ator e quadrinista Elenildo Lopes conhecido pelo nome artístico como Ellyan.
Homenagens a personalidades
Além disso o artista vai lançar a Revista em quadrinhos Vélox – O Campeão da Liberdade, dia 9, das 11h30min às 13h, que venceu o Edital Fomentão. A narrativa traz à tona personalidades LGBT+, incluindo cantora Pabllo Vittar, como parte integrante da história, para valorizá-las.
A ideia é demonstrar que suas ações no combate à LGBTfobia são verdadeiros atos heroicos no mundo real. A HQ homenageia também outras personalidades como Xuxa, Anitta e a jogadora Marta, também super-heroínas na luta contra desigualdades.
“Esse festival e suas atrações são a prova de que a cultura Geek em geral e Brazuca são fortes movimentam a cidade de Niterói, por isso é necessário a sua importância e manutenção”, frisou Ellyan.
Também terá um painel sobre o curta-metragem “Originários” que tem roteiro assinado por Renê Belmonte, roteirista dos filmes Se eu fosse você 1 e 2 e direção de Oscar Francisco, e que tem narrativa que se desenrola nas ruas de Niterói, uma cidade de tradições e história entrelaçadas à cultura indígena.
O evento é produzido com recursos da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do edital Público Cultura Geek. A classificação etária é livre, o evento é gratuito e o Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n no Centro de Niterói.
Como surgiu o Dia do Super-Herói Brasileiro
O Dia do Super-Herói Brasileiro foi idealizado pelo ator e quadrinista Elenildo Lopes conhecido pelo nome artístico Ellyan, criador do herói Capitão R.E.D. A criação da data aconteceu em 2020 e a escolha do dia 24 de outubro foi devido a estreia do seriado “As Aventuras do Capitão 7”, exibido pela TV Record, de 1954 a 1966, considerado o primeiro super-herói brasileiro.
Ellyan, de 41 anos, mora em Niterói e iniciou carreira com os quadrinhos em 2007. Desenvolveu e criou o selo editorial MeuHerói Entretenimento, uma produtora de quadrinhos e audiovisual, e lançou a revista Capitão R.E.D. vendida nas bancas de jornais pela Editora Kimera. Hoje a revista já circula na Europa, Canadá, Estados Unidos e Ásia pela editora RedDragon Publisher e se chama “Captain R.E.D”.