O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com ação de impugnação contra o candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PT, Tuninho da Padaria. Diz que o moço tem uma condenação, em segunda instância, por improbidade administrativa. O curioso é que Toninho conseguiu uma decisão suspendendo todos os efeitos da sentença, antes mesmo de registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Mas, o MPE argumenta que ele estaria inelegível no ato da…. convenção partidária que escolheu o seu nome como candidato.
“A Lei das Eleições, no Título sobre Registro de Candidaturas, determina que o momento para aferição das condições de elegibilidade se dá quando da formalização do pedido de registro e, ainda, ressalva que deverão ser consideradas as alterações jurídicas supervenientes que afastem a inelegibilidade”, diz os advogados do petista, em sua defesa.
Outro candidato em Nova Iguaçu, Clébio Jacaré, do União Brasil, também está às voltas com a Justiça Eleitoral. Neste caso, o Ministério Público argumentou que o candidato “apresenta uma vasta lista de processos a que responde, cujos crimes imputados são gravíssimos, além de ter dezenas de denúncias de práticas de propaganda antecipada e irregular nessas eleições e passadas”. Aí é a vez de a defesa de Jacaré argumentar que nenhum dos fatos citados realmente seria capaz de gerar a inelegibilidade.
Governista ficaria praticamente sem oposição
A se confirmarem os dois pedidos de impugnação, o candidato governista Dudu Reina, do PP do prefeito Rogério Lisboa — e cuja vice, Roberta Teixeira, é filiada ao partido de Jair Bolsonaro — ficaria praticamente sozinho na disputa. O que está deixando os adversários em polvorosa.
“A legislação eleitoral está sendo desrespeitada em Nova Iguaçu. As decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão sendo afrontadas, restringindo os direitos políticos dos candidatos a prefeito, com exceção do beneficiado Dudu Reina”, estrilou o deputado federal Lindbergh Farias (PT), correligionário de Tuninho. “Com a caneta o juiz Gustavo Quintanilha, que decidirá os registros dos candidatos”, completou.