A cidade de Saquarema registrou, entre janeiro e outubro de 2025, o maior número de empregos formais, de acordo com o Novo Caged. Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que o município tem um estoque de 16.018 postos de trabalho ativos, consolidando o melhor desempenho da história recente. Com o fim do ano e chegada do verão, época de aumento do consumo e do fluxo de turistas na região, a prefeitura trabalha com uma tendência de ampliação dos números.
Feira Literária de Saquarema é uma das iniciativas para gerar empregos e diminuir dependência dos royalties
Somente os números parciais de 2025 já indicam um crescimento de 60% nos últimos cinco anos. Com o lançamento da plataforma MEI de Saquá, destinada a dar publicidade a iniciativas de microempreendedores individuais, o número pode ficar ainda maior, porque cada MEI tem direito a contratar uma pessoa com carteira assinada.
Saquarema também aposta no reforço da vocação turística da cidade para diminuir a dependência dos royalties do petróleo. Em 2025, o município registrará uma média de mais de um evento por semana, como a Feira Literária Internacional de Saquarema (Flis), que terminou no fim de novembro e teve mais de 130 mil visitantes, com a venda de mais de 180 mil livros.

