São João de Meriti ganhará, na próxima segunda-feira (19), um espaço para atender os trabalhadores do município. A Casa do Trabalhador, a primeira do estado, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a prefeitura, e funcionará no bairro Vilar dos Teles, na Rua Egas Muniz, 22.
A Casa do Trabalhador tem como objetivo implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, além de estimular a formação e qualificação dos meritienses. O espaço promoverá ações de apoio ao cidadão para contribuir com sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho, fomentando o empreendedorismo, a economia criativa e a economia solidária.
Serviços
Os serviços de apoio à empregabilidade oferecem uma série de recursos voltados para facilitar a entrada e permanência no mercado de trabalho. Entre as principais atividades estão a captação, administração e encaminhamento de vagas, além da orientação vocacional e psicológica para os trabalhadores. O atendimento também inclui a intermediação para autônomos, ampliando as oportunidades de conexão entre profissionais e empregadores.
Na área de qualificação social e profissional, o atendimento contempla o banco de projetos do Governo Federal, estadual e municipal para cursos de capacitação, além de orientações sobre os cursos oferecidos pelo Sistema S, como Senai, Sesc, Sescoop e Senar. O serviço também apoia inscrições para cursos tecnológicos, como os do Programa Caminho Digital da Escola do Trabalhador 4.0, e promove a busca ativa e integração com o Cadastro Único.
Os beneficiários do seguro-desemprego recebem informações detalhadas sobre o uso do benefício na Carteira de Trabalho Digital, com orientações para entrada e acertos do seguro nas modalidades formal, doméstica e por ata judicial. Além disso, o serviço abrange o cadastramento de requerimentos especiais e recursos administrativos, bem como a habilitação para a Bolsa de Qualificação Profissional.
Complementando os serviços, há apoio ao empreendedorismo e à economia solidária, com orientações para geração de emprego e renda, acesso a microcrédito produtivo, formalização como MEI e construção de redes de cooperação. Outros atendimentos incluem orientações sobre rescisão trabalhista, registro profissional e abono salarial.