O prefeito Rodrigo Neves assinou, nesta segunda-feira (10), a ordem de início das obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto, uma das principais vias de Niterói. O projeto também abrange a Rua da Conceição, a Rua Dr. Celestino, a Praça da República e ruas transversais.
Com investimento de R$ 78,9 milhões, o prazo de conclusão é de 24 meses a partir de hoje. As obras estão sob responsabilidade da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION).
A reurbanização prevê 35 mil metros quadrados de novas pavimentações, com ciclovia, calçadas mais largas e pistas refeitas. O pacote inclui ainda novas galerias pluviais para reduzir alagamentos, sinalização redesenhada e readequação de postes e iluminação.
O projeto também incorpora paisagismo com espécies nativas da Mata Atlântica, para ampliar a sombra, reduzir o calor e preservar as árvores existentes.
“Há mais de 100 anos sem investimento desse porte”, diz prefeito
Durante a assinatura, o prefeito Rodrigo Neves lembrou que a Avenida Amaral Peixoto foi aberta nos anos 1940 e nunca passou por uma modernização ampla.
“Há mais de 100 anos a avenida não recebia investimentos desse porte. Nosso esforço é pela retomada do desenvolvimento e pela revitalização dessa região”, afirmou.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, o objetivo é integrar o novo corredor à Marquês do Paraná e à Visconde do Rio Branco, conectando os eixos de transporte e comércio do Centro.
“Essa obra completa o conjunto de intervenções que vêm mudando a cara da cidade, como a Transoceânica e o Mergulhão da Marquês do Paraná”, destacou.

